Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Trabalhos Aprovados

Sala 1 – Auditório AUDIMAX – Centro de Educação (CE/UFSM)

Coordenador: Ane Carine Meurer

Monitora: Carla Silveira Pereira

 

GT 1 – Contexto da Educação do Campo 

 

Titulo: EXEMPLO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO BASEADA NOS PRINCÍPIOS DO ENFOQUE AGROECOLÓGICO E NA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA

Autores: Aline Guterres Ferreira, José Geraldo Wizniewsky, Ana Cecília Guedes, Daiane Loreto de Vargas, Dreisse Fantineli 

 

Titulo: ESCOLA E MST: EM BUSCA DA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

Autores: Tânia Mara De Bastiani; Luciana Pinto Fernandes 

 

Titulo: A ESCOLA DO CAMPO COMO PROTAGONISTA NA FORMAÇÃO SOCIAL E POLÍTICA DE ALUNOS PERTENCENTES AO MOVIMENTO SEM TERRA

Autores: Taiana Puchale Gonçalves;  Carla Silveira Pereira;  Daniele Barros Vargas Furtado; Ane Carine Meurer

 

Titulo: A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NA FORMAÇÃO DE SUJEITOS SOCIAIS NO MUNICÍPIO DE VISTA GAÚCHA-RS

Autoras: Lucinéia Lourenzi; Carmen Rejane Flores Wizniewsky

 

Titulo: ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE SANTA CRUZ DO SUL – EFASC: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO NO VALE DO RIO PARDO

Autores: João Paulo Reis Costa; Virginia Elisabeta Etges; Cristina Vergutz

 

Titulo: EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM NA ESCOLA DO CAMPO JERÔNIMO MACHADO SÃO GABRIEL/RS.

Autores: Cleiton Luis Froelich; Carla Silveira Pereira

 

Titulo: MEDIAÇÕES E SIGNIFICAÇÕES DO MUNDO RURAL E A EDUCAÇÃO DO CAMPO

Autores: Andréia Barreto do Nascimento  Brum,  Clayton Hillig

 

Titulo: LIMITES E POSSIBILIDADES DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: UM ESTUDO SOBRE A ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA SANTA CRUZ 

Autor: Maiquel Ivan Rossato

 

Sala 2 – Auditório A – Sérgio Pires
Coordenador: César de David
Monitora: Janete Webler Cancelier

 

GT 2 – História da Educação do Campo

GT 3 – História, Trabalho, Cultura e Educação do Campo no Contexto Regional

GT 4 – Estado, Políticas Públicas e Educação do Campo no Contexto Regional

 

Titulo: A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO CONTEXTO HISTÓRICO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

Autoras: Maria Rute Depoi da Silva; Neiva Lilian Ferreira Ortiz

 

Titulo: COMPREENDENDO O SER PROFESSOR DO CAMPO ATRAVÉS DAS NARRATIVAS 

Autores: Crisna Daniela Krause Bierhalz , Erica Adriane Maciel de Los Santos , Eril Medeiros da Fonseca, Loossllen Queerolayn Goulart dos Sant

 

Titulo: ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFROBRASILEIRA EM SANTA MARIA: DIAGNÓSTICO E CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS DIDÁTICOS DE APOIO

Autores: Elias Cósta de Oliveira; Alexon Messias da Rocha; Cícero Santiago de Oliveira

 

Titulo: EDUCAÇÃO NO CAMPO: valorizando a cultura de uma localidade

Autora: Ursulina Rozete Antunes Marion

 

Titulo: PENSANDO A  EDUCAÇÃO  NO CAMPO: Interpretando os desafios e as diferenças  para  uma  educação  no  campo,  nas  escolas  do  Campo  no  município de Santa Maria.

Autores: Ana Justina da Fonseca Ziegler; Cezar De David; Ivanio Folmer

 

Titulo: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DAS ESCOLAS DO CAMPO: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA ESCOLA DO CAMPO NA REGIÃO CENTRO E OESTE DO RIO GRANDE DO SUL

Autores: Jacson Dreyh Schumacher; Carmen Rejane Flores Wizniewsky

 

Título: PROJOVEM CAMPO – SABERES DA TERRA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA AS ESCOLAS DO CAMPO

Autores: Luciana Pinto Fernandes; Tânia Mara De Bastiani 

 

Titulo: A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA COMO UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PARA AS ESCOLAS DO CAMPO COM BASE NA POLITECNIA

Autoras: Simone Bochi Dorneles; Graciela Delevati Caldeira; Mara Eloiza Martins Xavier; Márcia H. Chaves Martins

 

Titulo: EDUCAÇÃO DO CAMPO E PARA O CAMPO NO VALE DO JAGUARI

 

Autoras: Neiva Lilian Ferreira Ortiz; Maria Rute Depoi

 

Sala 3 – Auditório José Antônio Costabeber – Prédio do NESAF

Coordenadora: Carmen Rejane Flores Wizniewsky

Monitora: Kelly Perlin Cassol

 

GT 5 – A lternativas de Produção e Reprodução social 

GT 7 – Gestão Escolar da Educação do Campo

 

Titulo: A FORMAÇÃO DOS EDUCADORES NA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: PARA UMA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Autoras: Josiane Silva da Rosa;  Rafaela Vendrusculo

 

Titulo: ESPAÇOS DE CULTURA COMO ESPAÇOS DE AÇÃO EDUCATIVA – O CASO DO AFRO-SUL ODOMODE, EM PORTO ALEGRE – RS

Autora: Patrícia da Silva Pereira

 

Titulo: AS RELAÇÕES ENTRE A EXTENSÃO RURAL E OS AGRICULTORES TRADICIONAIS

Autoras: Eloês de Fátima Nunes Trindade; Leonice Aparecida Alves Mourad

 

Titulo: O DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL E RESGATE DE SABERES NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL BERNARDINO FERNANDES, DISTRITO PAINS, SANTA MARIA, RS

Autor: João Silvano Zanon

 

Titulo: A DES(EDUCAÇÃO) DO COOPERATIVISMO NO OESTE DO PARANÁ: COOPERATIVA AGRONDUTRIAL LAR E COPAGRIL 

Autoras: Marilucia Bem;  Mariangela Richart

 

Titulo: FORMAÇÃO DOS IDOSOS DO CAMPO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS:  “Do Fazer Fazendo” – Idosos do MST e o Trabalho

Autoras: Katiane Machado da  Silva; Elisabeth de Fátima da Silva Lopes

 

Titulo: ESTRATÉGIAS DE REPRODUÇÃO SOCIAL NA AGRICULTURA FAMILIAR CAMPONESA: AS ESCOLAS DO CAMPO DE IBARAMA/RS E O PROJETO “GARANTINDO O FUTURO, PRESERVANDO AS SEMENTES CRIOULAS”

Autoras: Helena Maria Beling; Valquiria Conti

 

Título: ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO: UMA HISTÓRIA CONSTRUÍDA NA ESCOLA DO ASSENTAMENTO NOVA SANTIAGO

Autora: Carine Marques Charão

 

Título:  GUARDIÕES MIRINS PRODUZINDO SEMENTES PARA GARANTIR O FUTURO: O CASO DA ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ DE ANCHIETA, IBARAMA, RS.

Autoras :  Sirlei Lenice Rodrigues;  Thalia Lima. 

 

Sala 4 – Auditório C – Prédio 18

Coordenadora: Leonice Mourad

Monitora: Jacson Dreyh Schumacher

 

GT 6 – PráticasA lternativ as de Educação Básica na Escola do Campo

GT 7 -Gestão Escolar da Educação do Campo

 

Título: RESSIGNIFICANDO AS PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO ATRAVÉS DA AFETIVIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR

Autores: Denise Valduga Batalha, Lorena Ines Pererini Marquezan, Helenise Sangoi Antunes

 

Titulo: ANÁLISE DA CONCEPÇÃO METODOLÓGICA DA LICENCIATURA EM DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UNIPAMPA – DOM PEDRITO

Autores: Viviane de Almeida Lima, Crisna Daniela Krause Bierhalz

 

Titulo: A INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autora: Márcia Kaipers Machad

 

Título: EDUCAÇÃO DO CAMPO: CONTEXTOS E PROPOSIÇÕES 

Autoras: Angelita Zimmermann; Franciele Druzian; Ane Carine  Meurer

 

Titulo: A INTERDISCIPLINARIDADE E A PRÁTICA PEDAGÓGICA: VIVÊNCIAS EM UMA ESCOLA DO CAMPO. 

Autores: Flávio Cezar Santos; Debora Silvana Vaz Soares; Giane Quadros de Almeida; Karen Rodrigues Capello; Maique Argenta Ribeiro; Sandi Mumbach

 

Titulo: SURDEZ EM FOCO: UMA EXPERIÊNCIA EM ESCOLA DO CAMPO

Autoras: Carina Vallejos de Moura; Debora Silvana Vaz Soares

 

Titulo: EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA MANDALA VEGETAL DE PLANTAS BIOATIVAS E ESPAÇO DA LEITURA NA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL ARROIO GRANDE, SANTA MARIA, RS

Autores: Janine Farias Menegaes;  Márcio Rogério Barbieri Sarzi; Fernanda Alice Antonello Londero  Backes; Calinca Barão de Ávila

 

Titulo: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NUMA TURMA DE EDUCAÇÃO INFANTIL MINHOCAS E CRIANÇAS: MUITAS DESCOBERTAS E APRENDIZAGENS

Autora: Lidiane Gripa Silveira

 

Titulo: GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA: CONSTRUINDO A CULTURA DA COOPERAÇÃO E PARTICIPAÇÃO

Autora: Claudia Rosanea Gressler Teixeira

 

Título: GESTÃO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Autores: Eliane de Lourdes Felden; Thiago Santi Bressan