Ir para o conteúdo CE Ir para o menu CE Ir para a busca no site CE Ir para o rodapé CE
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Trabalhos de Conclusão de Curso

Trabalho de conclusão de curso de graduação – em andamento

  Marieli Pereira Doná. Alfabetização e progressão continuada: compreensão do processo dentro da escola pública. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia – Licenciatura Plena – diurno) – Universidade Federal de Santa Maria.

  Trabalho de conclusão de curso de graduação – concluídos 

 2018

  Camila Teresinha da Silva Rodrigues. Programa Nacional de alfabetização na idade certa: formação continuada de docentes que atuam na alfabetização. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia – Licenciatura Plena – diurno) – Universidade Federal de Santa Maria.

Carolina Corrêa Gressler Barbosa. Progressão continuada e trabalho pedagógico: enfrentamentos e desafios na alfabetização inicial. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia – Licenciatura Plena – diurno) – Universidade Federal de Santa Maria.

Jéssica Gelocha. Gestão escolar e contextos emergentes na Educação Infantil: olhares possíveis. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia – Licenciatura Plena – diurno) – Universidade Federal de Santa Maria.

2017

  Jordana Rex Braun. Ciclo de Alfabetização: elementos que compõem o processo de ensinar e de aprender. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia – Licenciatura Plena – diurno) – Universidade Federal de Santa Maria.

  Maria Helena Ludwig. Os Desafios e Contribuições dos Circuitos de Atividades Diversificadas: Vivências de Estágio nos Anos Iniciais. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia – Licenciatura Plena – noturno) – Universidade Federal de Santa Maria.

  Valéria Donato. Contar e Ouvir História como Possibilidade Pedagógica na Educação Infantil. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia – Licenciatura Plena – diurno) – Universidade Federal de Santa Maria.

  2015

Andiara Dewes. Aprendizagem docente para a atuação na Educação Básica: formação inicial.  Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia – Licenciatura Plena – noturno) – Universidade Federal de Santa Maria.

2013

Daniela Dal Ongaro. As variáveis socioculturais como mobilizadoras do planejamento didático do professor. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia – Licenciatura Plena – diurno) – Universidade Federal de Santa Maria.

Aline Prates da Fontoura. Mediações pedagógicas na alfabetização. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

Paula Xavier. Concepções das professoras da Educação Infantil acerca da leitura e da escrita. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia – Licenciatura Plena – diurno) – Universidade Federal de Santa Maria.

  Fernanda dos Santos Brum. Formação Inicial: Um estudo sobre os processos formativos dos futuros docentes. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia – Licenciatura Plena – noturno) – Universidade Federal de Santa Maria.

Marilia Salles Bastos. Concepções docentes sobre o Programa Mais Educação em Discussão. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia – Licenciatura Plena – diurno) – Universidade Federal de Santa Maria.

Milene Herrmann. Concepções sobre Leitura e Escrita em Classes Multisseriadas: Um estudo com professoras alfabetizadoras do município de Santa Clara do Sul. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

2012

Thaís Pulgatti Trindade. A utilização de jogos no processo de alfabetização. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia – Licenciatura Plena – diurno) – Universidade Federal de Santa Maria.

Andressa Wiebusch. Aprendizagem Docente na Formação Inicial de Acadêmicas do Curso de Pedagogia. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia – Licenciatura Plena – diurno) – Universidade Federal de Santa Maria.

2011

Karla Madrid Fonseca. Mediações Pedagógicas e a Aquisição da Lectoescrita por Crianças em Processo de Alfabetização. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

Fernanda Sanchotene Saraiva. A organização do trabalho pedagógico na Educação de Jovens e Adultos: uma reflexão a partir de narrativas de professores. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

Camila Fleck dos Santos. A Formação do Pedagogo a partir das vozes discentes. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

Eveline Castro. Processos de leitura e escrita: análise sobre teorias de alfabetização. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia – Licenciatura Plena – diurno) – Universidade Federal de Santa Maria.

2010

Josiely Niederaur Brasil. A utilização de objetos de aprendizagem por crianças em processo de alfabetização. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

Itagiane Folmer. A construção da leitura e da escrita e o ensino de nove anos. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

Gabriela Da Ros Araújo. Práticas de leitura e escrita na escola: as construções infantis. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

Raquel Cunha Pospichil. Produções textuais de estudantes do 4º ano do ensino fundamental: construções possíveis no estágio curricular supervisionado. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia – Licenciatura Plena – diurno) – Universidade Federal de Santa Maria.

2008

Fernando Ferrão. O jogo e a construção da atitude cooperativa na Educação Infantil. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

Bruna Lima Peixoto. Alfabetização: reflexões sobre a construção da leitura e da escrita na escola rural. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

Vanessa Dorneles. Professores alfabetizadores e as construções infantis: um estudo de caso sobre os erros construtivos no processo de alfabetização. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

Lidiane Bessauer Nunes. A concepção de professores alfabetizadores sobre o ensino da leitura e da escrita. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

Eliana Avinio Berleze. O jogo e o lúdico na alfabetização matemática. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

2007

Patrícia Santos Lima. O jogo como instrumento auxiliar no processo da lecto-escrita. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

Zeila Christiane O. Rodrigues. A construção de textos no processo inicial de alfabetização nas escolas públicas estaduais em Santa Maria. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

Carla Markus Lopes. A alfabetização e o ensino de nove anos: possibilidades e limites. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

Fabiane Guerra Zanini. Uma proposta lúdica desenvolvida no 1º ano do ensino fundamental. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

Jamily Charão Vargas. Alfabetização: pensando uma prática reflexiva e construtivista. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

Karin Antunes Dalla Pozza. Uma opção construtivista: para além da dicotomia teoria-prática. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

Mariana Luzia Corrêa. A construção de uma prática compartilhada. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

Mônica dos Santos Rodrigues Gomes. O desafio docente para a concretização de uma prática significativa. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

Fabiane da Silva Montoli. A leitura e a produção de texto em uma 1ª série do Ensino Fundamental. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

Alexandra Pozzatti Marchesan. Organização do trabalho pedagógico e gestão da sala de aula: um estudo com alfabetizadoras. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

Vanessa Dorneles. Construções infantis e professores alfabetizadores: um estudo de caso sobre os erros construtivos no processo de alfabetização. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

2006

Maria Elvira Medeiros de Souza. Proposta de Estágio: Alfabetização. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

Monica de Souza Trevisan. Proposta de Estágio: Construção do Conhecimento nos Anos Iniciais. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

Mozara Zasso Spencer. Proposta de Estágio: Perspectivas Construtivistas para a Alfabetização. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

Suzana Bracht Jaeschke. Proposta de Estágio: A Construção do Conhecimento na segunda série do Ensino Fundamental. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

Elenice Penteado Silveira. Proposta de Estágio: Perspectivas Pedagógicas para as Séries Iniciais. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

Denise Pinto. Proposta de Estágio: Perspectivas Pedagógicas para o Ensino nos Anos Iniciais. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

Maria Elvira Medeiros de Souza. Repensando a alfabetização: a sala de aula como espaço de participação e construção do conhecimento. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

Mônica Trevisan. Construção e reflexão sobre a ação docente. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

Mozara Zasso Spencer. Caminhos para o processo de construção da leitura e da escrita: uma abordagem construtivista/interacionista no contexto escolar. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

Suzana Bracht Jaerschke. Relatório de Estágio. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

Elenice Penteado Silveira. Em busca de práticas construtivistas para a formação de educandos. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

Denise Gonçalves Pinto. Repensando a dimensão formativa em processo: construção/destruição/reconstrução teórico-prática no estágio curricular. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

2005

Caren Rossi Cordeiro. A construção do conhecimento na 2ª série do Ensino Fundamental. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

Carla Denise Berwanger. A interação escolar no processo de alfabetização. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

Gabriela Machado Ribeiro. A aprendizagem escolar sobre a perspectiva construtivista: uma experiência em 1ª série. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

Lucia Maria Paulikist. Educação de jovens e adultos: avançando na construção de conhecimentos. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

Marcia Saurin. Construindo saberes dentro de uma cultura de solidariedade e paz. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

Rosangela Bitencourt Mariotto. A prática de ensino do professor alfabetizador.0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

Silvana Martins Freitas Millani. A construção de saberes e fazeres no processo de alfabetização. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

Vanda Denise Puccini Da Corso. A Prática Pedagógica na Alfabetização: um grande desafio. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

 

2004

Ana Carla Hollweg Powaczuk. Prática de Ensino nos Anos Iniciais-Alfabetização. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

Ariana Nobre da Silva. Relatório de Estágio: Prática de Ensino em 2ª série do Ensino Fundamental. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

 

Celia Regina Manzano Maschke. Relatório de Estágio: Prática de Ensino em 2ª série do Ensino Fundamental. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

Charlene Tereza Weber. Relatório de Estágio: Prática de Ensino em 4ª série do Ensino Fundamental. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

Cristiane Ludwig. Relatório de Estágio: Prática de Ensino do Ensino Fundamental – 2ª série. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

Débora Toniolo Augusti. Relatório de Estágio: Prática de Ensino do Ensino Fundamental- Alfabetização inicial. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

Juliana Pinto Gomes. Relatório de Estágio: Prática de Ensino do Ensino Fundamental- 3ª série. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

Milene Franke Brasil. Relatório de Estágio: Prática de Ensino do Ensino Fundamental-1ª série. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

Sinara Pollom Zardo. Relatório de Estágio: Prática de Ensino do Ensino Fundamental – 2ª série/anos iniciais. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

Tatiane Peixoto Isaia. Relatório de Estágio: Prática de Ensino no Ensino Fundamental- Alfabetização nos anos iniciais. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

Alexandra Silva dos Santos. Relatório de Estágio: Alfabetização em processo. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

Manuelli Cerolini Neuenfeldt. Relatório de estágio: Uma Proposta Pedagógica para 1ª série: construções sobre leitura e escrita. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

Greice Rabaiolli Ozelame. Relatório de Estágio: alfabetização em processo. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

Deise Becker Kirsch. Relatório de Estágio: Leitura e Escrita Desafios dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

Danielle Diniz Azevedo. Relatório de Estágio: construção da leitura e da escrita no ensino fundamental. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

Rafaela Cassiana Cipolatt Barp. Relatório de Estágio: O Processo de leitura e de escrita em classe de alfabetização. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

Carla Cioccari Costa. Relatório de Estágio: a construção do conhecimento na 2ª série do Ensino Fundamental. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

2003

Bibiana Howes Carpes. Relatório Final de Prática de Ensino. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

Cintia Elisa Aita. Relatório Final de Prática de Ensino. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

Claudia Bulegon. Relatório Final de Prática de Ensino. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

Mariane Willms Martins. Relatório Final de Prática de Ensino. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

Rita Franchi da Silva. Relatório Final de Prática de Ensino. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

Ione Grasiel da Rosa Menezes. Relatório Final de Prática de Ensino. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

Ivan Braz da Silveira Cassol. Relatório Final de Prática de Ensino. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

2002

Eduardo Freire dos Santos. Relatório de Prática no Ensino Fundamental. 351 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

Ladejane Ravagio. Relatos sobre a minha experiência docente. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

Kéli Penteado Falk. Em busca de uma prática construtiva. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

Karla Alexandra Rocha. Ser e Estar Professora nas Séries Iniciais. 141 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

Patrícia Lucion Roso. Relatório de Estágio : Uma Proposta Para Alfabetização. 162 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Doris Pires Vargas Bolzan.

Elaine Conte. A experiência pedagógica de filosofar com crianças. 123 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

Claudete Inês Arnt. Relatos e reflexões sobre a prática de ensino. 170 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

Ana Paula dos Santos. Relatório de estágio em uma segunda série. 122 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

Ana Cristina Böer. Relatório de Estágio nas Séries Iniciais. 124 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

Claudia Marin Silva. Relatório Final da Prática Educativa. 118 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

Ana Michele Nogueira Maciel. Proposta pedagógica para o estágio curricular. 150 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

Liliane Bruck. Relatório de Estágio. 153 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

Luciana Fumaco Haito. Relatório de Estágio. 114 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

Fabiane Bayer. Relatório de Estágio. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

Laila Frazzon Samara. Relatório de Estágio. 142 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

Josiane Pozzatti Dal Forno. Relatório de Estágio. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

Tariane Viero Bazana. Relatório de Estágio. 123 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

1997

Adriana Scotti Amaral. Relatório de Prática de Ensino em Audiocomunicação II. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Especial) – Universidade Federal de Santa Maria.

Marionice Rizzatti. Relatório de Prática de Ensino em Audiocomunicação II. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Especial) – Universidade Federal de Santa Maria.

Katia Bomfiglio Espíndola. As Hipóteses Iniciais de Leitura e Escrita de Alunos Portadores de Necessidades Educativas Especiais. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Especial) – Universidade Federal de Santa Maria.