Ir para o conteúdo CEFD Ir para o menu CEFD Ir para a busca no site CEFD Ir para o rodapé CEFD

CEFD discute avaliação docente pelo discente

Na tarde da última quinta-feira, 22.11.18, reuniram-se Diretores, Coordenadores de Graduação, Chefes dos Departamentos Didáticos, o chefe da Unidade de Apoio Pedagógico (UAP) e a Coordenadora da Comissão Setorial de Autoavaliação do CEFD, para discutir o processo de Avaliação Docente pelo Discente relativo ao 2º semestre de 2018, aberto no Portal do Aluno até 15 de março de 2019. O grupo debateu os aspectos positivos e as limitações do processo avaliativo da UFSM, bem como possibilidades de otimizá-lo.  Conforme destacou o chefe da UAP, Carlos Oleques, a Avaliação Docente pelo Discente balizará o planejamento de ações de formação continuada para docentes na UFSM, o que torna a participação dos estudantes ainda mais necessária para a eficácia da ação.

Houve sugestões de estratégias de sensibilização do corpo discente, concluindo-se que o envolvimento dos/das docentes é essencial nesse momento, chamando o aluno a participar e esclarecendo suas dúvidas, se necessário. Quanto ao tratamento dos resultados da avaliação e a respectiva divulgação, os participantes concordaram que, ao final do período de avaliação relativa ao segundo semestre de 2018, um novo encontro irá analisar o processo ora em curso. A intenção é buscar formas de, efetivamente, considerar os apontamentos dos estudantes e sua percepção em relação ao processo como diretrizes para as ações pedagógicas e administrativas do CEFD, atendendo, realmente, à finalidade do processo avaliativo.

Informações: Núcleo de Divulgação Institucional – NDI CEFD