Ir para o conteúdo CEFD Ir para o menu CEFD Ir para a busca no site CEFD Ir para o rodapé CEFD
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Revista Kinesis: novas diretrizes e o Dossiê comemorativo dos 50 anos do CEFD/UFSM



Este ano o CEFD/UFSM completa meio século de história na Educação Física Brasileira. Uma Unidade da UFSM que foi criada há exatos nove anos e sete meses após a fundação da primeira Universidade Federal, localizada fora dos eixos das capitais brasileiras e que se destacou por ser pioneiro em nossa Instituição no processo de abertura de caminhos da pesquisa científica e da internacionalização. O CEFD abre o segundo Programa de Mestrado em Educação Física do país em 1979 e, onze anos depois, dá início ao curso de doutorado, primeiro curso nesta modalidade da UFSM, com a colaboração de professores alemães, espanhóis e norte-americanos. Este investimento na qualificação de mestres e doutores em Educação Física fez de nosso CEFD uma referência de formação científica para a Educação Física Brasileira. Em síntese, o CEFD/UFSM nasce em uma cidade do interior do Rio Grande do Sul, denominada “Coração do Rio Grande” e impacta na Formação da Educação Física de norte a sul de nosso país. Parabéns ao Centro de Educação Física e Desportos da UFSM pela brilhante contribuição para nossa sociedade, em especial, para a Educação Física Brasileira.

A Revista Kinesis, que é fruto dessa história de 50 anos do centro de Educação Física da UFSM, surge em um primeiro momento para divulgar o conhecimento científico produzido pelo Programa de Pós-graduação e, em seguida, abre o espaço para divulgação do conhecimento a toda a comunidade científica. Visando homenagear nosso Centro para compreender um pouco mais a nossa história deste fenômeno da Educação Física brasileira, estaremos, neste ano, criando o dossiê temático CEFD/UFSM 50 anos: Histórico e Transformações na Educação Física.  Neste espaço criado pela Revista aceitaremos textos para todas as seções, contribuições que busquem apresentar conhecimentos científicos e que tratem das nuances, bastidores e fatos relacionados à memória do CEFD/UFSM. Por outro lado, serão bem vindos textos atinentes ao impacto da formação do CEFD/UFSM na Prática Social e na vida de nossos egressos, em especial, na seção de Relato de experiências. O Prazo para submissão será até o dia 30 de julho de 2020 com publicação prevista até 01 de novembro de 2020. O dossiê dos 50 anos do CEFD/UFSM é coordenado pela Profª Daniela Lopes dos Santos, Profª Elizara Carolina Marin, Prof. João Francisco Magno Ribas, Profª Maristela da Silva Souza, profª Sara Teresinha Corazza e Profª Mariani Guedes Santiago.

Desde  julho de 2019 a Revista Kinesis passou a publicar de forma contínua, ou seja, após a aprovação do manuscrito o material já é preparado para publicação e disponibilizado online. No dia 15 de maio de 2020 a Revista Kinesis publicou novos artigos, bem como, disponibilizou as novas Diretrizes para Autores para a publicação na revista. Foi um trabalho coletivo realizado junto aos editores de área, com a colaboração da bibliotecária Ivone Job, uma das editoras da revista Movimento (UFRGS).  Colocamos em destaque na elaboração das novas normas: a publicação no idioma espanhol por conta da proximidade e colaboração com os países de língua castelhana; ampliação das seções, com a inserção de Relato de experiências e entrevistas com importantes personagens da Educação Física e áreas afins, nacionais e internacionais; parâmetros de avaliação dos manuscritos para os colaboradores que avaliam os artigos de nossa revista. De uma forma geral, tornamos o texto mais explicativo, com definições mais atualizadas, na qual os autores poderão também inserir seus textos em um template, facilitando o entendimento do processo de submissão e agilizando o trabalho dos editores.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-374-1460

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes