Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT

Curso de formação de agentes de educação socioambiental para servidores da UFSM abre inscrições nesta sexta-feira

O Núcleo de Educação e Desenvolvimento (NED) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, informa que a partir das 14h desta sexta-feira (26/09) estarão disponíveis as inscrições para o Curso de Formação de Agentes de Educação Socioambiental na UFSM.

O Curso tem como público-alvo os servidores docentes e técnico-administrativos em educação da UFSM e será ministrado pelas servidoras Venice Teresinha Grings, Pedagoga que atua na Unidade de Apoio Pedagógico do CCR e Simone da Rosa Messina Gomez, Técnica em Assuntos Educacionais que atua no Centro de Artes e Letras, além dos palestrantes convidados: Adriano Severo Figueiró, Ana Maria Thielen Merck, Hector Omar Ardans Bonifacino e Marta Regina Lopes Tocchetto.

O objetivo deste curso é capacitar os servidores da UFSM para atuarem em suas unidades, planejando e implementando projetos de extensão em Educação Socioambiental de forma coletiva, a fim de contribuir para a resolução dos problemas socioambientais locais, abordando temas como principais problemas socioambientais, concepções e práticas da educação socioambiental e metodologia para projetos de extensão em Educação Socioambiental.

As atividades serão realizadas na modalidade semipresencial, sendo que haverão atividades no Moodle, além de dois encontros obrigatórios e palestras abertas à comunidade acadêmica. Confira o cronograma do curso:
Data: 20 de outubro
9h às 10h – Apresentação do curso de capacitação e ambientação no Moodle (1ª aula obrigatória a todos os alunos do curso e palestra aberta à comunidade universitária)
10h às 12h – Palestra “Problemas socioambientais globais contemporâneos” – Prof. Adriano Figueiró
Local: a definir

Data: 10 de novembro (não obrigatório – Palestra aberta aberta à comunidade universitária)
Palestra “Problemas socioambientais locais” – Profa Marta Tochetto
Local: a definir

Data: 26 de novembro (não obrigatório – palestra aberta à comunidade universitária)
Palestra:
“Convivência e bem estar no ambiente de trabalho” Prof. Hector Omar Bonifacino
“Práticas socioambientais no ambiente de trabalho” – Profª Ana Maria Merck
Horário: 13h30min
Local: a definir

Data: 01 de dezembro (não obrigatório, restrito aos alunos do curso)
Metodologia para elaboração de projetos de educação socioambiental – Simone e Venice
Local: a definir

Data: 15 de dezembro (Última aula – presença obrigatória e restrita aos alunos matriculados no curso)
Apresentação do trabalho final do curso
Horário: 8h30min
Local: a definir

* Observamos que os cronogramas dos encontros e palestras poderão sofrer alterações, conforme disponibilidade dos instrutores e de local.

Serão ofertadas 40 vagas e as inscrições poderão ser realizadas na página da PROGEP até as 17h do dia 08/10/2014.

As vagas serão proporcionalmente distribuídas entre as unidades, obedecendo a ordem de inscrição, a fim alcançar uma maior abrangência de capacitação.

A lista dos selecionados será divulgada na seção de notícias do site da PROGEP, a partir do dia 09/10/2014.

Mais informações com o Núcleo de Educação e Desenvolvimento, pelo telefone 3220-8063.