Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Entrevista da semana: Prof. Marcos Vaghetti



Conversamos nesta semana com o Prof. Dr. Marcos Vaghetti, líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Sustentáveis (GEPETCS). Ele foi o mentor do protótipo da casa sustentável, desenvolvida no Projeto Casa Popular Eficiente. O professor é Engenheiro Civil formado pela Universidade Federal de Santa Maria, no ano de 1992.

Ele contou todo o processo de construção desse projeto, que iniciou quando ainda era docente na ULBRA Santa Maria. Após transferir-se para a UFSM, sentiu a necessidade de dar continuidade à sua pesquisa. Então, no ano de 2011, essa pesquisa evoluiu nas fases de projeto, e, no ano seguinte, teve início a construção do protótipo da casa popular eficiente.

A casa possui tijolos de solo cimento, telhas tetra-pack, painéis OSB, piso de PVC reciclado, esquadrias de madeira feitas com “eucalyptus granais”, impermeabilizantes e tintas ecológicas. Além disso, recursos ambientais disponíveis na natureza como sol, vento, solo, vegetação e água da chuva também são aproveitados como soluções sustentáveis.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-375-69

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes