Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

CT desenvolverá simulador de foguetes para o Exército



O Centro de Tecnologia irá desenvolver um simulador para o sistema de lançamento de foguetes e mísseis Astros do Exército, que será usado no Forte Santa Bárbara, em Formosa, Goiás. Foi assinado, há duas semanas, juntamente com o Exército Brasileiro (EB), um Termo de Execução Descentralizada (TED) para o desenvolvimento do Sistema Integrado de Simulação do Sistema ASTROS 2020 (SIS-ASTROS).
O projeto do SIS-ASTROS visa a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico, pela UFSM em cooperação com o EB, de um sistema de simulação (software e hardware) que possibilite a integração das ferramentas de simulação do Sistema ASTROS no contexto do Projeto Estratégico do Exército ASTROS 2020.

PEE ASTROS 2020

O projeto ASTROS 2020 é conduzido pelo Escritório de Projetos do Exército (EPEx) do Estado-Maior do Exército (EME) e se constitui em um dos sete projetos estratégicos do Exército Brasileiro. Em sua Diretriz de Implantação, o projeto ASTROS 2020 prevê o desenvolvimento e aquisição de um Missil Tático de Cruzeiro de alcance de 300 Km, de um Foguete-Guiado SS40G, de um novo Grupo de Mísseis e Foguetes, da modernização do atual 6° Grupo de Lançadores Múltiplos de Foguetes, dos estabelecimento de uma Bateria de Busca de Alvos (Bia BA) ASTROS e da construção do Forte Santa Bárbara em Formosa, Goiás. 

O projeto de simulação deverá contribuir para o adestramento de comandantes e militares das unidades ASTROS por meio da pesquisa e desenvolvimento de um sistema específico de simulação virtual para o treinamento dos aspectos táticos de Reconhecimento, Escolha e Ocupação de Posição (REOP) das unidades de mísseis e foguetes do Exército Brasileiro.

Foto: Gabriel Haesbaert / Especial – Diário de SM
A coordenadora do projeto, professora Lisandra Manzoni Fontoura, e demais integrantes

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-375-83

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes