Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano
Início do conteúdo

Defesa de Pós-Graduação em Informática

Programa de Pós-Graduação em Informática – Mestrado em Ciência da Computação informa que hoje (14), às 17h e 15min, na Sala de Apoio do prédio 67 da UFSM, ocorre a defesa do aluno Artur Ferreira Brum, orietado pelo Prof. Dr. Felipe Martins Müller. 

trabalho aborda o problema de recobrimento de conjuntos com agrupamento, definido como uma variante do problema de recobrimento de conjuntos clássico, na qual os conjuntos estão dispostos em K agrupamentos disjuntos. São apresentadas duas aplicações práticas para o problema encontradas na literatura. A primeira delas tem origem na engenharia elétrica, especificamente no problema abordado por Fritzen et al. (2012). Uma característica intrínseca ao problema, levou à generalização da atribuição dos conjuntos aos agrupamentos, de forma que a intersecção seja permitida. A segunda aplicação é oriunda da indústria de mineração e devida a Bilal et al. (2014), que propõem um conjunto de instâncias e uma meta-heurística baseada em iterated tabu search (ITS). Duas contribuições deste trabalho se referem à meta-heurística ITS. A primeira consiste em uma abordagem paralela para o componente de busca tabu, enquanto a segunda contribuição reside na adição de uma vizinhança resolvida com programação inteira e que faz uso de hard variable fixing. A ideia subjacente ao uso da vizinhança é ocupar o tempo economizado na paralelização com o polimento de soluções promissoras obtidas pela busca tabu. É apresentada ainda uma terceira contribuição, que consiste em uma formulação matemática com geração de colunas para obtenção de limitantes superiores para as instâncias consideradas. Os resultados computacionais obtidos mostram melhora na qualidade da solução para a ampla maioria das instâncias. Dada a magnitude dos custos envolvidos no problema, é possível concluir que o aprimoramento da meta-heurística ITS com as sugestões deste trabalho pode ser de significativo benefício econômico.

Compõem a banca de avaliação os Preofessores Doutores Felipe Martins Muller (orientador), Olinto Cesar Bassi de Araújo e Viviane Catia Kohler (suplente) da UFSM e Haroldo Gambini Santos da Universidade Federal de Ouro Preto.