Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Centro de Tecnologia busca certificação dos laboratórios junto ao Inmetro



O Brasil vem se despertando para o uso de energias limpas, dentre elas, a energia solar fotovoltaica. Esta forma de geração de energia consiste na conversão direta da irradiância solar em energia elétrica através de módulos fotovoltaicos. A conversão da energia gerada pelos módulos, em corrente contínua, à rede elétrica em corrente alternada empregada nas instalações elétricas residenciais, comerciais e industriais é realizada através de um equipamento eletrônico denominado inversor fotovoltaico. Estes inversores podem ser autônomos, ou seja, para uso em locais remotos onde não existe rede elétrica, ou conectados à rede, para operação em conjunto com a rede da concessionária de energia. Esta última forma é a mais empregada nas instalações urbanas porque evita a necessidade de se possuir um oneroso banco de baterias operando em conjunto com o sistema.

Para garantir todas estas características, o Instituto Nacional de Meteorologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) exige que os inversores comercializados no território nacional sejam certificados, contando também com um complexo sistema de testes necessário para a realização dos 22 ensaios descritos nas normas técnicas NBR 16149, NBR 16150 e NBR IEC 62116 e vigentes no Brasil.

Os inversores para sistemas fotovoltaicos conectados à rede possuem diversas funções além da conversão de energia tais como garantir que os módulos fotovoltaicos operem no ponto de máxima potência de geração, garantir a qualidade de energia elétrica gerada e a segurança contra risco de choque elétrico das pessoas e animais domésticos contra contatos eventuais com o sistema, assim como segurança aos técnicos quando realizam manutenção da.

No Grupo de Eletrônica de Potência e Controle (GEPOC) do Centro de Tecnologia na UFSM está sendo criado um Laboratório de Ensaios para atender a demanda por ensaios de inversores fotovoltaicos. Pretende-se que este laboratório seja um dos primeiros do país a ser acreditado pelo INMETRO para certificação destes equipamentos.

Destaca-se que outros três laboratórios do Centro de Tecnologia estão buscando o credenciamento junto ao INMETRO. O Sistema de Gestão de Laboratórios (SGLAB) do Centro de Tecnologia foi constituído para auxiliar neste processo, integrando os processos técnicos e burocráticos comuns aos ensaios das diversas áreas de atuação do centro. Concomitantemente está sendo feito um treinamento de pessoal, adequação de laboratórios e compra de equipamentos para melhor aperfeiçoamento dos laboratórios. Integram-se nesse projeto o prof. Dr. Leandro Michels, Prof. Dr. Luciano Schuch, Prof. Dr. Cassiano Rech, Prof. Dr. Hélio Hey, Prof. Dr. Jorge Massing e o mestrando Henrique Figueira.

 

 

*Foto de capa: Agência de Notícias da UFSM

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-375-257

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes