UFSM participa do TEDx Unisinos 2015

Uma delegação composta de docentes, alunos e técnicos-administrativos do Centro de Tecnologia e da Agittec esteve presente na edição do evento TEDX Unisinos 2015, que aconteceu no dia 30 de outubro, no Anfiteatro da FIERGS, em Porto Alegre.  Cerca de 50 pessoas formaram a delegação, entre elas, os Professores Hélio Hey, Diretor da Agittec, o Prof. Luciano Schuch, Diretor do Centro de Tecnologia,  membros das Empresas Júnior do CT, entre outros. Eles foram convidados e recepcionados pelo Professor Gustavo Borba, Embaixador brasileiro do TEDx, ex-aluno da UFSM e atual docente da Unisinos.

O evento foi criado pelo TED, organização sem fins lucrativos, dedicada a espalhar boas ideias e oportunizar, através do TEDx, uma troca de experiências entre os participantes. Além disso, busca promover uma discussão profunda sobre os temas apresentados, oportunizando o debate e a disseminação de novas ideias. A edição deste ano abordou a temática Ideas for Everyday Life , focando em tópicos de cunho social e motivacional.

Entre os palestrantes, o menino Getúlio Felipe, que ficou conhecido por entrar em campo com o goleiro Manuel Neuer, da Seleção Alemã, em um dos jogos da Copa do Mundo do Brasil. Em seu relato, abordou sua trajetória de desafios e superação que tem inspirado adultos e crianças e que, inclusive, o transformaram no representante das crianças da AACD do Brasil no programa Teleton. Além desse, Marcos Piangers, apresentador do Programa Pretinho Básico da Rádio Atlântida, conversou com os participantes sobre sua trajetória pessoal e profissional, que culminaram na elaboração do livro “Papai é pop”, um dos mais vendidos no Brasil no ano de 2015.

Da mesma forma, os palestrantes Carlos Pereira, Raphael Felício, Khalil Fuller, entre outros, puderam compartilhar suas experiências com os participantes. Seguindo o raciocínio da inovação e do empreendedorismo, as palestras falavam sobre como começar novos projetos, fazer escolhas, arriscar e superar medos, servindo para estimular e inspirar os participantes a buscarem novidades em suas áreas de atuação, encarando o desafio de se reinventar, tanto para enfrentar os novos paradigmas do ensino como do mercado de trabalho. Tais práticas vem ao encontro dos objetivos incentivados e trabalhados pela Agittec e gestão do Centro de Tecnologia.

Aos interessados em saber mais sobre o evento, os vídeos das palestras ficam disponíveis para visualização no site: http://tedxunisinos.com.br