Palestra “Mulheres na Ciência: Por que tão poucas? Por que tão lentamente?” será realizada no Centro de Tecnologia.

Neste mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o Centro de Tecnologia (CT) e o Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE) trazem Marcia Cristina Bernardes Barbosa, diretora do Instituto de Física da UFRGS, e sua palestra “Mulheres na Ciência: Por que tão poucas? Por que tão lentamente?”.

A palestra será no dia 22 de março, às 14h30min, na sala 355, no Anexo A do CT.

A professora Marcia Cristina Bernardes Barbosa

Foto: divulgação

Márcia é doutora em Física, já foi consagrada pelo Prêmio L’Oréal-Unesco para Mulheres na Ciência em 2013 e é atualmente vice-presidente da International Union of Pure and Applied Physics, diretora do Instituto de Física da UFRGS e membro do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia. Em paralelo, tem atuado em questões de gênero na ciência, motivo pelo qual em 2009, recebeu a Nicholson Medal dada pela American Physical Society. Depois das premiações, ela tem concedido muitas entrevistas e aproveitado as oportunidades para exaltar a qualidade das pesquisas feitas por mulheres no país.

Em várias dessas ocasiões a professora apontou que, ao longo da história, a mulher ocupou de maneira lenta, espaços no mundo do trabalho assalariado e que, quando o assunto é a carreira científica, sua participação é muito tímida, tornando-se ainda menor nos níveis mais elevados da carreira. Desse modo, Márcia deve explorar as razões deste fenômeno, suas consequências e como ele pode ser revertido.

Faça aqui sua inscrição.

Com informações do Núcleo de Divulgação Institucional do CCNE.