Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Engenharia Acústica promove a Semana Municipal pela Conscientização do Ruído



O curso de Engenharia Acústica está promovendo em Santa Maria a Semana Municipal pela Conscientização do Ruído. A Semana vem juntamente com a campanha nacional pelo Dia do Ruído, que institui a última quarta-feira do mês de abril (no caso deste ano, o dia 27 de abril) como um dia para se debater a questão do ruído no país inteiro. A nível mundial, a campanha é promovida como o International Noise Awareness Day (INAD) e acontece há 21 anos em diversos países.

A Semana Municipal foi aprovada como um evento oficial da cidade pela Câmara Municipal de Vereadores em 2010, onde se instituiu que durante esta semana diversos espaços públicos e privados poderão debater sobre o ruído e as outras problemáticas que envolvem o assunto. De acordo com uma das organizadoras da semana, a professora Dinara Paixão, a importância maior da lei é conscientizar a população das influências negativas na saúde física e emocional causadas pelo excesso de ruído produzido nas cidades.  

Durante a semana, a organização do evento promoveu diversas atividades voltadas à comunidade de Santa Maria. Uma das atividades de destaque é a participação do curso de Engenharia Acústica no estande da Secretaria Municipal de Cultura na edição deste ano da Feira do Livro. Lá, o curso pôde levar um protótipo que simula uma cabeça humana e as suas reações ao ruído. O manequim, carinhosamente apelidado de “Sofia”, chamou a atenção das várias pessoas que estavam circulando pela feira.

Além do curso de Engenharia Acústica, participam também da semana os cursos de Fonoaudiologia da UFSM e do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), a Polícia Ambiental de Santa Maria e as Secretarias Municipais de Cultura, Saúde e Educação.

 

Texto elaborado por Mateus de Albuquerque, acadêmico de Jornalismo – Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-375-710

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes