General apresenta Projeto ASTROS 2020 para comunidade acadêmica

general barreto redO auditório do prédio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) recebeu nesta quinta-feira (28) a palestra “O Projeto Estratégico do Exército ASTROS 2020”, apresentada pelo General de Brigada José Júlio Dias Barreto – Gerente do Projeto  ASTROS 2020. O evento foi uma iniciativa do Projeto Estratégico ASTROS 2020 e do Centro de Tecnologia, e teve como objetivo apresentar o Projeto Estratégico do Exército ASTROS 2020 para a comunidade acadêmica da Universidade Federal de Santa Maria.

Desde novembro de 2014, o Centro de Tecnologia tem um contrato firmado com o exército para o desenvolvimento do Sistema Integrado de Simulação. Este projeto engloba a pesquisa e desenvolvimento de um simulador tático virtual para REOP, simuladores técnicos-virtuais e softwares para treinamento baseado em computador, visando o adestramento de militares em instruções de emprego tático-operacional do sistema ASTROS.

De acordo com a coordenadora do projeto na UFSM, professora Lisandra Manzoni Fontoura, uma das motivações do General Barreto era mostrar a sua amplitude para os estudantes. “É uma satisfação para o General o fato do Projeto do Sistema Integrado de Simulação estar sendo desenvolvido com uma parceria entre a Universidade e o Exército, com alunos que estão se capacitando em defesa, tecnologia e simulação”, comenta Fontoura.

A palestra durou em torno de duas horas e abordou temas específicos do PEE ASTROS 2020 no que se refere a pesquisa e desenvolvimento sendo fomentados no âmbito do projeto. Segundo o reitor da UFSM, professor Paulo Burmann, a parceria é uma grande chance para os estudantes e os docentes da UFSM trabalharem em tecnologia de ponta: “São oportunidades que nós não podemos prescindir. A Universidade está trabalhando com instituições públicas e privadas, por que essa interação é necessária para que nós continuemos com esse caminho de desenvolvimento tecnológico que proporciona o bem estar da população e a soberania nacional”.

Participam da parceria da UFSM com Projeto ASTROS 2020 os Departamentos de Computação Aplicada e de Eletrônica e Computação do Centro de Tecnologia, juntamente com o Colégio Técnico Industrial da UFSM, envolvendo acadêmicos dos cursos de Sistemas da Informação, Engenharia da Computação, Ciências da Computação e Desenho Industrial.

Texto elaborado por Mateus de Albuquerque, acadêmico de Jornalismo – Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM, e revisado pela professora Lisandra Manzoni Fontoura.