PET-SI realizou o evento “Conexão de Sistemas”

O Programa de Educação Tutorial do curso de Sistemas de Informação (PET-SI) realizou nesta quinta-feira (5) a atividade “Conexão de Sistemas”, na sala 335 do Anexo A. A reunião, que tem a periodicidade semestral, objetiva criar uma ponte entre os desejos dos acadêmicos e a coordenação do curso. Temas como cadeiras, carga horária, estágios e colocação no mercado de trabalho foram alguns dos levantados pelos aproximadamente vinte estudantes que se fizeram presentes.

Segundo o acadêmico do oitavo semestre do curso de Sistemas da Informação Otávio Cassel, que é membro do PET-SI, esta é uma oportunidade para que se ouçam as vozes dos estudantes, e não só a dos professores. O PET-SI buscar dar ampla divulgação para que o maior número possível de alunos tomassem conhecimento da atividade, já que a presença deles é o que nortearia os encaminhamentos. O PET-SI também aproveitou o espaço para discutir os projetos da coordenação do curso, fazendo uma avaliação em relação ao semestre anterior, já que houve troca de coordenadores durante esse período.

Outro destaque da atividade foi a divulgação da reativação Diretório Acadêmico da Informática (DAInf), também organizador do evento. O DAInf representa os cursos de Ciências da Computação e Sistemas de Informação, e estava inativo desde 2014. Uma organização entre alunos e PETs de ambos os cursos fez com que o Diretório voltasse a nova formação, através de eleições, e voltasse a ser participativo na vida acadêmica. Segundo o novo presidente do DAInf Romeu Casarotto, aluno de Sistemas da Informação,  é necessário que se reviva e dinamize o DAInf para que os acadêmicos dos dois cursos se sintam representantes. “Muitos alunos não sabem da obrigação do professor de entregar prova, da bolsa-auxílio formação que temos direito para irmos em eventos fora de Santa Maria, então isso é muito importante para poder instruir melhor os alunos sobre os seus direitos”.

Segundo membros do PET-SI presentes, a intenção é que, em médio prazo, o “Conexão de Sistemas” passe a ser organizado completamente pelo DAInf, como uma atividade que mobilize os acadêmicos em suas demandas e pautas.

Texto elaborado por Mateus de Albuquerque, acadêmico de Jornalismo – Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.