Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

PET-SI oferece Consultório de Softwares à comunidade acadêmica



Software, software, software. São tantos, nas mais variadas opções. Às vezes a internet parece até uma feira (daquelas coloniais, bem fartas) tamanha a variedade de programas que a modernidade nos oferece. O problema é quando nós sabemos o que o software faz, mas não fazemos ideia de como usá-lo. Infelizmente, muitos acadêmicos do Centro de Tecnologia enfrentam esse desafio, e o Programa de Educação Tutorial do curso de Sistemas de Informação (PET-SI) não podia se isentar disso. Veio a solução: o Consultório de Softwares.

O Consultório de Softwares é um espaço onde se identificam as necessidades e dúvidas da comunidade acadêmica sobre o uso dos softwares, solucionando isso com a elaboração de tutoriais em texto, ilustrados de maneira didática, para melhor aprendizado. Até agora, foram disponibilizados consultórios sobre o Google Drive, plataforma do Google que permite desde o armazenamento de arquivos até a criação de textos – como esse, e sobre o Linux, príncipal sistema operacional de software livre disponibilizado hoje.

E falando em software livre (sistemas com código disponibilizado de maneira gratuita na internet), este é o grande foco dos futuros Consultórios do PET-SI. Segundo o membro do Programa Romeu Casarotto, a gratuidade desta modalidade de software os tornam interessantes para o Consultório por gerar conhecimento mais acessível ao uso para diferentes funções. Eles suprem uma demanda por customização no uso dos softwares.  

Para Romeu, a aplicação do Consultório de Softwares ajuda no desenvolvimento mútuo do PET-SI com os alunos do CT: “Não existe um benefício de mão única, não existe só um beneficiado. Todos que interagem com o projeto saem beneficiados, tanto os que geram os tutoriais quanto os que lêem. Não somos todos capacitados a todas as tecnologias existentes, então quando produzimos um tutorial, temos que estudar sobre o software, adquirindo ainda mais conhecimento sobre ele. E quem lê os tutoriais vai aprender sobre softwares que talvez ele nunca tenha entrado em contato”. O Consultório pode ser acessado no site do PET-SI.


Texto elaborado por Mateus de Albuquerque, acadêmico de Jornalismo – Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-375-730

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes