Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano
Início do conteúdo

Projeto de Geração Distribuída de Energia Elétrica é contemplado como INCT

Coordenado pelo professor do Departamento de Processamento de Energia Elétrica e atual diretor da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (AGITTEC), Hélio Leães Hey, o projeto (instituição-sede) do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) em Geração Distribuída de Energia Elétrica está entre as propostas que receberam recomendação no processo de análise de mérito técnico-científico para financiamento.

Os INCTs tem o objetivo de desenvolver a pesquisa e criar patentes para o país. Das 345 propostas avaliadas, 252 estão na relação tornada pública pelo CNPq na última quarta-feira (11). Estar entre os selecionados é mais um estímulo a significativa produção científica e tecnológica no tema proposto e grande capacidade de formação de recursos humanos, devido aos Programas de Pós-Graduação e cursos de graduação do Centro de Tecnologia da UFSM e aos cursos técnicos oferecidos pelo Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM).

Nos próximos dois meses será desenvolvida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por intermédio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), negociação com as instituições parceiras (CAPES, FINEP e FAPs) para cofinanciamento das propostas recomendadas, além de outros organismos, públicos ou privados, que desejarem aportar recursos.

 

Texto elaborado por Ivana Cavalcante, Relações Públicas – Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM, com informações do site CNPq.