Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Especialista em Acústica Arquitetônica dá palestra sobre mercado de trabalho no Pércio Reis



A arquiteta Marselle Barbo ministrou a palestra “Atividades de um Profissional em escritório de de Acústica Arquitetônica”, nesta quarta-feira (11) no auditório Pércio Reis. Marselle trabalha no escritório paulista Akermann Engenharia, especializado em soluções acústicas. A palestra foi promovida pelo curso de Engenharia Acústica da UFSM e contou  com a presença de professores e alunos do Centro de Tecnologia.

Marselle BarboA palestra teve por objetivo levar para os estudantes como funciona o mercado de trabalho da Acústica Arquitetônica, área que une a Arquitetura e Urbanismo com a Engenharia Acústica. Marselle usou o espaço para mostrar onde estão as maiores demandas na área, exemplificando com os projetos que ela mesma desenvolveu no escritório em que trabalha. Segundo a professora do curso de Engenharia Acústica Gabriela Meller, uma das organizadoras do evento, o principal objetivo da palestra é ilustrar para os futuros Engenheiros Acústicos quais atividades podem ser desempenhadas em um escritório de Acústica Arquitetônica.

Quando questionada sobre as possibilidades de crescimento da Engenharia Acústica no Brasil, a palestrante é pontual: “eu acredito muito nesse curso e enxergo um mercado grande em expansão no país porque nós temos bastante deficiência na área, principalmente no que envolve softwares e equipamentos, pois dependemos muito de itens importados”. Marselle Barbo aponta que a Engenharia Acústica e a Arquiteura podem trabalhar de maneira muito efetiva na concepção da acústica de ambientes, de estúdios de gravação, e em inúmeras outras atividades.

O curso de Engenharia Acústica da UFSM é o primeiro – e até o momento o único – do Brasil. Existe uma dificuldade muito grande em se debater o curso justamente por haver um desconhecimento sobre a área, ainda pouco explorada no Brasil. De acordo com o também professor do curso e organizador do evento William Fonseca, eventos e atividades como esta contribuem para a propagação dos estudos em Engenharia Acústica. O professor ainda vê na interdisciplinaridade do curso uma grande vantagem da área, por trazer professores com estudos complementares, além da sua formação principal. A mescla das diferentes experiências pode vir a ser um fator determinante no crescimento da área.

A resposta dos alunos ao evento foi positiva. O acadêmico do oitavo semestre do curso Moisés Canabarro considerou a palestra importante por gerar uma ponte entre a academia e a profissão. “É sempre bom ouvir a opinião de alguém que já atua no mercado de trabalho, porque isso acrescenta bastante na formação”, disse Moisés.

 

Texto elaborado por Mateus de Albuquerque, acadêmico de Jornalismo – Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-375-733

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes