Diretor do Centro de Tecnologia participa de “Fórum de Lideranças: Desafios da Educação”

Na última quinta-feira (12), o professor do Departamento de Processamento de Energia Elétrica e atual diretor do Centro de Tecnologia Luciano Schuch participou do evento “Fórum de Lideranças: Desafios da Educação”, em São Paulo (SP). O evento teve o objetivo de reunir líderes e gestores de Instituições de Ensino de todo o Brasil para debater as perspectivas e desafios da educação do futuro e promover um compartilhamento de práticas e conhecimentos acerca de novas metodologias e tendências que envolvem a tecnologia na educação.

A principal abordagem sobre os desafios da educação partiu da forma de aprendizado dos alunos, ficando claro que cada aluno aprende de forma diferente e o papel dos líderes e gestores é o de criar diferentes meios para tal. A discussão então convergiu para o suporte que as tecnologias disponíveis dão às metodologias de ensino. Foram mencionados os aplicativos de telefones celulares, as redes sociais, os cursos onlines, etc. Ou seja, “usar os ambientes virtuais como forma de aprendizado”, resume o professor Schuch. Assim, em relação às tendências, a aposta é que até 2020 tenhamos no Brasil o mesmo número de vagas em modalidades de ensino presencial e à distância. Não só em benefício das pessoas que moram distantes dos grandes centros, mas também visando a comodidade daquelas que normalmente enfrentam horas em congestionamentos.

Das palestras que fizeram parte da programação, a que teve mais destaque na opinião do professor Luciano Schuch foi “Método Trezentos: Aprendizagem ativa e colaborativa”, ministrada pelo professor Ricardo Fragelli, da Universidade de Brasília (UnB). Na UnB, Fragelli se dedica ao ensino de Cálculo para os cursos de Engenharia. Lá cria mecanismos e desafios para que os alunos trabalhem de forma cooperativa durante as aulas. Afinal, é indispensável que o aluno se sinta parte do processo de ensino-aprendizagem. Com a metodologia do professor Fragelli se conseguiu reduzir o índice de reprovação na matéria de 50% para 5%, além de minimizar fatores que causam mal desempenho nas avaliações, como ansiedade e nervosismo.

No Centro de Tecnologia já se encontra professores que utilizam material de apoio no ambiente virtual, que fazem video-aulas e outras iniciativas  como o edital de fomento a aulas inovadoras lançado no ano passado (2015). Conta-se também com a Unidade de Apoio Pedagógico do CT que planeja, sistematiza, executa e supervisiona ações didático-pedagógicas voltadas aos cursos de Graduação e Pós-Graduação do Centro. A expectativa do professor Schuch é “que a gente tenha mais professores inovando em sala de aula, tendo novas metodologias, tendo diferentes metodologias”.

Texto elaborado por Ivana Cavalcante, Relações Públicas – Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.