Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT

Saiba o que aconteceu na IV SADEP

A primeira semana do mês de junho já teve um evento em destaque para os acadêmicos do CT: a IV Semana Acadêmica da Engenharia de Produção, a SADEP, que ocorreu do dia 31 de maio ao dia 02 de junho. O evento foi organizado pelo Diretório Acadêmico da Engenharia de Produção (DACEP), e teve como tema “Como Você Gerencia as Suas Oportunidades?” e refletiu sobre temas como iniciativa, empreendedorismo, esforço pessoal e vários outros assuntos importantes para quem está se preparando para o mercado de trabalho.

No primeiro dia do evento, os participantes puderam acompanhar palestras de representantes de grandes empreendimentos, como a John Deere, até iniciativas locais, como o Delivery Much. Ao fim, o dia 31 foi marcado por apresentações com grupos de pesquisa e uma mesa de conversa com os professores do curso de engenharia de produção. Já o segundo dia da SADEP foi marcado pela palestra do professor dos cursos de Administração e Arquietura e Urbanismo da ULBRA Mario Mello, intitulada “Socorro! Preciso de Motivação para Enxergar as Minhas Oportunidades”, elaborada especialmente para o evento. Logo após, os ouvintes puderam apreciar a fala do consultor Lauro Júnior Trindade sobre o desdobramento das estratégias de negócio.

O terceiro e último dia do evento contou com palestras muito aguardadas pelos participantes. Pela manhã, uma fala de Rolando Estrada, um importante nome da área de Gestão Estratégica. Já pela tarde, uma palestra ministrada por um Engenheiro Civil que trabalha em uma importante empresa do ramo de consultoria de resultados, Germano Garrido. Em sua fala, Germano explicou a aplicabilidade da engenharia ao pensamento organizacional. Outro espaço de fala que abrilhantou o terceiro dia de SADEP foi o ministrado pelo consultor empresarial Ronie Gabbi. Sua fala foi intitulada de “Preparação + Oportunidades = Sorte”, e buscou trabalhar o sentido da sorte dentro da vida profissional. “Ouvimos falar muitas vezes que um profissional teve sorte, uma pessoa teve sorte, enfim. Mas o que é sorte? O que é oportunidade? O grande segredo é estarmos preparados para que a gente reconheça a oportunidade e aproveite a oportunidade, o produto disso é a sorte”, afirmou Gabbi.

Um dos grandes destaques do evento foi o caráter interdisciplinar, que fez com que alunos de outros cursos participassem da SADEP. A membro do DACEP Martina Rubin falou sobre a participação de estudantes de outras áreas do conhecimento na SADEP: “Acho que isso trás uma visão diferente. Hoje a produção não pertence só a Engenharia de Produção, esses nossos temas, nossos conceitos, são aplicados à qualquer tipo de indústria, qualquer tipo de negócio”. Para o acadêmico de Engenharia de Produção Pedro Chaves, o evento foi complementar à sua formação. “Eu realmente consegui tirar qual vai ser o meu propósito na carreira, realmente consegui decidir o que vou fazer daqui pra frente, quais vão ser as minhas metas agora” afirmou o estudante.

Texto elaborado por Mateus de Albuquerque, acadêmico de Jornalismo – Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.