IEEE promove evento para fundar o seu Capítulo em Santa Maria

O auditório do Anexo C do Centro de Tecnologia (CT) esteve ocupado durante toda essa sexta-feira, dia 10, com o 1º Workshop do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) na UFSM. O evento teve por objetivo lançar o primeiro Capítulo IEEE de Santa Maria e  também do Capítulo estudantil (IEEE-IAS), realizando diversas atividades que congregam e capacitam os Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos da cidade. A atividade, que teve como título “Perspectivas em Aeronáutica e Espaço”, focou em debates sobre a Engenharia Aeroespacial, no entanto contemplou estudantes e professores das mais diversas áreas do conhecimento.

A IEEE é uma organização de profissionais ligados à área da Engenharia que hoje é a maior organização profissional do mundo. Ela se divide em 39 sociedades, que lidam com diferentes ramos da engenharia, podendo a pessoa escolher se associar em uma delas ou diretamente com o IEEE. Para se associar à Industrial Aplication Society (IAS), que é o órgão estudantil do IEEE e agora tem um Capítulo em Santa Maria, o estudante deve se associar tanto ao IEEE quanto à IAS. De acordo com uma das participantes da IEEE-UFSM, Fernanda Carnielutti, se associar à IEEE traz muitas vantagens, como descontos para estudantes em congressos nacionais e internacionais e em competições.

O evento contou com a apresentação dos dois Capítulos, uma mesa redonda sobre a área da Engenharia Aeroespacial e apresentações de trabalhos acadêmicos. O espaço também contou com o Minicurso Modeling, Situation and Control of Airplanes, ministrado pelo professor André da Silva. O minicurso abordou um tema muito característico para a Engenharia Aeronáutica, a mecânica de vôo. “Como aqui na UFSM o curso de Engenharia Aeroespacial está apenas começando e vai demorar para os alunos aprenderem isso, para motivá-los, eu tive essa iniciativa, de trazer esse conteúdo de uma forma resumida”, disse o professor. Segundo um dos organizadores do evento e membro do Capítulo IEEE, José Renes, o evento atingiu a expectativa de divulgar a criação dos Capítulos. “Houve um acolhida muito grande dos estudantes”, disse José.

O evento contou com a presença de autoridades da Universidade Federal de Santa Maria. Para o diretor do Centro de Tecnologia, professor Luciano Schuch, a vinda dos Capítulos IEEE representam um marco na internacionalização do CT: “Quem conhece a história da IEEE, que é o maior instituto de engenheiros do mundo, sabe que essa aproximação é fundamental. É o caminho para desenvolver novas tecnologias.” Já o reitor da nossa Universidade, professor Paulo Burmann, acredita que a Universidade sente uma necessidade de se aproximar de todos os espaços que tratam de ciência e tecnologia. “Essas cooperações que são tratadas há muito tempo mas que são oficializadas hoje são muito bem vindas, sem dúvida”, afirmou Burmann.

Texto elaborado por Mateus de Albuquerque, acadêmico de Jornalismo – Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.