CT realiza primeira Reunião de Conselhos aberta da sua história

“O Conselho do Centro de Tecnologia está em reunião. Mas ela é aberta.”

Esta frase estava lá, no hall do Centro de Tecnologia, estampada em um dos banners. À frente dos banners, cadeiras ocupadas por técnicos, alunos e, é claro, professores. Tamanha diversidade só foi possível pela inovação ali imposta: era a primeira Reunião de Conselho do Centro de Tecnologia aberta para toda a comunidade acadêmica. A reunião – realizada ali mesmo, no hall – teve por objetivo mostrar as atividades que foram realizadas nos últimos dois anos, quando o professor Luciano Schuch passou a liderar a equipe da atual gestão do CT, juntamente com o vice-diretor o professor Deividi Pereira.

Os dois professores condensaram as suas propostas de campanha no projeto “CT Ação”, que também está completando 2 anos. Com esse projeto, a dupla pode encaminhar melhor as deliberações dos mais variados setores do Centro de Tecnologia. Segundo o professor Luciano Schuch, a ideia da reunião aberta é implementar mais transparência no Centro, essencial para o seu desenvolvimento. “Essa é uma forma também de valorizar os técnicos, os alunos e os professores, para todos poderem participar, não só os conselheiros”, comentou Schuch. A ideia é que as Reuniões Abertas se tornem uma cultura, acontecendo pelo menos uma vez a cada ano.

A iniciativa agradou a comunidade acadêmica do Centro de Tecnologia. De acordo com o professor do Departamento de Engenharia de Produção Andrea Dittmar Weise, a novidade é interessante por mostrar os fatores positivos e negativos da gestão: “Acho que é interessante fazer e prestar contas, é necessário para todas as unidades públicas, que o CT esteja sempre tentando estar um passo a frente dos demais é importante e valoroso”.

Texto elaborado por Mateus de Albuquerque, acadêmico de Jornalismo – Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.