Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

CT sedia o “Design +”, com direito à palestra sobre robótica



O Centro de Tecnologia foi anfitrião, na semana passada, do evento “Design +”, atividade que teve por objetivo discutir o design sob uma perspectiva interdisciplinar. Para a professora do curso de desenho industrial da UFSM e organizadora do evento Débora Gasparetto, o design tem muito a contribuir para os estudos das ciências exatas: “Eu acho que esse evento demonstrou como as áreas precisam se conectar cada vez mais, porque elas tem pesquisas interessantíssimas e às vezes ficam em departamentos segregados”.

Na última quarta-feira, dia 22, o Design + realizou uma palestra que tem tudo a ver com as engenharias: “Robôs Humanóides: Construindo Máquinas, Destruindo Conceitos”. A palestra foi ministrada por dois especialistas na área dentro do centro de tecnologia: o acadêmico de Engenharia de Controle e Automação Rafael Sebastião e o professor Rodrigo Guerra. Para Rodrigo Guerra, existem muitas relações entre os robôs humanóides e o design, já que é o próprio design que define se um robô é humanóide ou não. “A forma humana é o que dá a nossa visão de mundo, as coisas com que nos relacionamos tem a ver com a nossa forma. Na robótica, se queremos ter robôs que entendam o mundo com uma forma parecida com a nossa, fazer robôs humanóides tem tudo a ver”, complementa Guerra.

A palestra agradou até mesmo os acadêmicos que não estudam engenharias. A estudante de Desenho Industrial Gilsemara Pedroso, uma das ouvintes do evento, afirmou que é cada vez mais importante um maior diálogo entre o design e os cursos de engenharia, principalmente na área da robótica. O “Design +” teve por objetivo aliar artes, design e tecnologia em um único evento interdisciplinar, e foi promovido por professores do curso de Desenho Industrial da UFSM.

 

Texto elaborado por Mateus de Albuquerque, acadêmico de Jornalismo – Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-375-789

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes