Engenharia Acústica forma a sua 2ª turma

Várias coisas são únicas no nosso Centro de Tecnologia. Uma das de maior destaque é o curso de Engenharia Acústica, o único do Brasil na área. Tamanho pioneirismo rendeu já várias situações de destaque, o lançamento do livro do professor Eric, a Semana Municipal pela Conscientização do Ruído… Enfim, a formatura de uma turma de um curso tão engajado merece ser celebrada. E foi isso que aconteceu no dia 30 de julho, sábado, no Auditório do Anexo C: a formatura da segunda turma do curso de Engenharia Acústica da UFSM.

A turma, que se formou em uma bonita cerimônia solene com aproximadamente 300 presentes, tem um destaque particular: boa parte dos formandos vieram de fora do Rio Grande do Sul, formando uma turma multicultural. O orador da turma, Bernardo Murta, é mineiro de Belo Horizonte. Para ele, o fato de várias pessoas de outros estados estudarem juntas gerou um sentimento de família entre eles. “Como a Engenharia Acústica é um curso novo no Brasil, ela é de fato um curso do Brasil inteiro, então ter representantes de outros estados aqui só agrega valor para uma universidade que sempre foi acolhedora com todo mundo”, complementa Bernardo, que hoje trabalha na Universidade Federal de Santa Catarina pesquisando implantes cocleares para combater a surdez.

Outra característica que marcou esta turma foi a sua ampla atuação em projetos internacionais. O acadêmico Bruno Knebel estagiou em uma empresa de Acústica com grande inserção no mercado asiático. Bruno já foi efetivado pela empresa e hoje trabalha em Singapura. Segundo ele, o curso contribuiu para que as diferentes realidades tecnológicas não fossem um empecilho: “O curso preparou a gente muito. Eu cheguei muito bem preparado lá, tanto nos equipamentos que a gente utiliza quanto nos softwares. Eles ficaram bem satisfeitos e surpresos com o que o nosso curso de graduação apresenta”.

Outro caso de internacionalização é o do também acadêmico Gil Greco, que estagiou no escritório de áudio e multimídia da Frauhoffer, na Alemanha, famoso por ter concebido o formato mp3. Mas o curso também desenvolveu conhecimento para o Brasil: o próprio Gil atuou em um projeto com a Marinha Brasileira, que resultou em um Trabalho de Conclusão de Curso sobre o uso de arranjos lineares de sensores para recepção de sinais acústicos em um meio submarino. Isso mostra, segundo Gil, as diversas possibilidades de ampliação, fazendo com que o curso de Engenharia Acústica sempre busque novos horizontes, no Brasil ou no mundo, para expandir as áreas de atuação do graduando.

A cerimônia contou com a presença de autoridades, como o diretor do Centro de Tecnologia, Luciano Schuch, e o Pró-reitor de Infraestrutura da UFSM, Eduardo Rizzatti. Representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) e da Sociedade Brasileira de Acústica (SOBRAC) também se fizeram presentes. Junto à todos esses nomes ilustres, estava a professora Dinara Paixão. Dinara é a coordenadora do curso de Engenharia Acústica e foi uma das principais entusiastas pela criação do curso. Para ela, a sensação de formar mais uma turma é de “dever cumprido”, por ser a concretização do sonho da criação de mais essa carreira. “Em uma situação difícil do ponto de vista do emprego no país, nos temos lista de espera em busca de nossos egressos. A gente fica muito contente e sabe que eles vão fazer um bom trabalho. Nossa expectativa é muito grande”.

20160730 Formatura 2 EAC 01

20160730 Formatura 2 EAC 03

20160730 Formatura 2 EAC 02

20160730 Formatura 2 EAC 04

Texto elaborado por Mateus de Albuquerque, acadêmico de Jornalismo – Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.