Alunos do CT são os grandes campeões da Brazil Telit Cup 2016!

Lá no comecinho do primeiro semestre, no hoje distante mês de março, um grupo de estudantes da Engenharia da Computação da UFSM já fazia história: um projeto desenvolvido por eles foi selecionado para se apresentar em São Paulo, em um concurso de tecnologia promovido por uma grande empresa de comunicações, a Brazil Telit Cup. O tempo passou, e os estudantes foram se preparando, até que chegou o mês do concurso. Resultado? O grupo venceu!

13925485 1795861377324280 8533928571054538098 oO torneio contava com 12 projetos participantes, do Brasil inteiro, todos relacionado ao conceito de “internet das coisas”. O projeto dos estudantes era o SysClean, um sistema de contêineres que informam quando estão cheios. “A gente efetua a medição do nível de resíduos nesses contêineres de lixo e envia para a central junto com a localização contêiner. Na central a gente pode avaliar a disposição dos conteineres juntamente com o lixo de cada e realizar coletas otimizadas, que evitem a passagem em lugares onde ainda há espaço no contêiner”, informou Matheus del Mago, um dos alunos do grupo.

Os trabalhos apresentados estavam em grande nível, tanto é que o grupo santamariense, que é orientado pelo professor do Centro de Tecnologia Carlos Barrichello, venceu por apenas um ponto de diferença em relação ao segundo colocado. Uma verdadeira maratona olímpica de emoções. Para o acadêmico Josias Orlando, outro dos membros do grupo, a vitória foi gratificante: “É muito importante por que validou a nossa ideia, assim como ajudou a tirar uma ideia que tinhamos do papel, trazendo ela para o mundo, para mais perto das pessoas”.

Com a vitória, o grupo viaja agora, no dia 6 de setembro, para Las Vegas, nos Estados Unidos, para participar da CTIA, uma das maiores conferências de informática e comunicação do mundo. “Nós vamos ter um stand lá para apresentar o nosso produto”, contou, animado, o terceiro membro da trupe, Fabrício Bottega. O grupo também vai participar da Telit DevCom, que é a conferência interna da empresa que organizou o torneio.

Ideias inovadoras, vitoriosas, e que fazem do mundo um lugar melhor. Esse é o espírito do Centro de Tecnologia da UFSM. Parabéns, meninos!

Texto elaborado por Mateus de Albuquerque, acadêmico de Jornalismo – Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.