Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano
Início do conteúdo

Dissertação feita no CT ganha prêmio nacional

A dissertação “Gráficos de controle para dados do tipo taxas e proporções autocorrelacionados”, da mestranda do Centro de Tecnologia Cátia Tôndolo, foi premiada com o Prêmio ABEPRO para Trabalhos Científicos 2016. O trabalho foi orientado pelo professor Fábio Bayer, pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. O prêmio ABEPRO é concedido todo o ano pela Associação Brasileira de Engenharia de Produção para trabalhos de graduação, mestrado e doutorado que se destaquem, em âmbito nacional, na pesquisa com Engenharia de Produção.

dissertação premiada

A dissertação de Cátia propõem novas formas de gráficos de controle para analisar proporções autocorrelacionadas em qualquer situação. Os gráficos de controle servem para monitoramento de processos de gestão. A ABEPRO estava interessada em estudos que pudessem impactar a realidade brasileira, então Cátia adaptou a sua pesquisa ao volume do sistema de águas Cantareira, em São Paulo. Assim, os gráficos de Cátia poderão prever quando o sistema vai secar, contribuindo para políticas de prevenção de distribuição de água. “É bom, porque a gente trabalha bastante, e é um reconhecimento pelo grande esforço que a gente fez para concluir esse trabalho”, concluiu Cátia.

Para o orientador do trabalho, professor Fábio Bayer, a premiação traz impactos para muitos setores ao mesmo tempo: “Para o Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção é muito importante. Nosso programa é muito antigo e há muito tempo vem tentando se fortalecer e se estabelecer com maior reconhecimento. E trabalhos assim vem pra reconhcer o trabalho feito no Programa. É importante para muitos envolvidos, para a Cátia, para mim, para o Programa, e para a instituição, a UFSM”.

O prêmio será entregue no Encontro Nacional de Engenharia de Produção, que acontecerá entre os dias 3 e 6 de outubro, em João Pessoa, Paraíba. 

Texto e foto por Mateus de Albuquerque, acadêmico de Jornalismo – Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.