Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Egresso do CT palestra sobre Construção Pesada para acadêmicos de Engenharia Civil



IMG 7971Um lotado auditório Pércio Reis recebeu, nessa quinta-feira (8), a palestra “Engenharia Civil na Construção Pesada”. A palestra foi promovida pelo Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Engenharia Civil, e foi ministrada pelo engenheiro civil Waldenir Teixeira da Silva, que já realizou grandes construções no Brasil e também em países como a República Dominicana e o Equador, além de ter realizado intercâmbio tecnológico nos Estados Unidos e na Inglaterra.

Waldenir se formou aqui no nosso Centro de Tecnologia, em 1986. Conviveu com pessoas muito conhecidas da comunidade acadêmica, como o professor Carlos Félix, que fez a fala de introdução à palestra, felicitando a visita do amigo. Em sua fala, Waldenir abordou as perspectivas de mercado para quem quiser se especializar na área das construções pesadas. “Eu tenho trabalhado nesses últimos 30 anos em construção pesada, uma área mais abrangente, com muito mais equipamentos, materiais… vim aqui trazer essa experiência e ver se alguém se anima em seguir esse caminho”.

A construção pesada tem encontrado grande espaço no Brasil justamente com a expansão da infraestrutura do país, que precisou (e ainda precisa) de grandes obras para se manter forte economicamente. Os principais contratantes são grandes concessionárias de estradas e produção energética, além de conglomerados industriais de grande porte. A membro do PET – Engenharia Civil Andressa Dias reconhece a importância de se falar sobre a área, e conta como foi o processo decisório de se trazer Waldenir: “Como ele é engenheiro civil formado na UFSM e trabalha em uma área não tão comum, a gente resolveu trazê-lo para mostrar isso para os acadêmicos”.

 

Texto por Mateus de Albuquerque, acadêmico de Jornalismo – Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-375-854

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes