Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Trabalho produzido na especialização à distância do CT ganha prêmio



O acadêmico da UFSM Maiquel Auri Lamb, do curso de especialização à distância em Eficiência Energética Aplicada a Projetos Produtivos ganhou o Prêmio Sanepar de Tecnologias Sustentávaies na categoria de melhor trabalho de especialização ou graduação. O prêmio é promovido pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e avaliava a relevância dos trabalhos de graduação,  especialização e de pós-graduação na área de inovação em saneamento básico. Os trabalhos submetidos poderiam vir de qualquer região do Brasil.

O trabalho teve como tema a eficiência energética em bombeamentos de água tratada. Foi realizado um levantamento dos métodos energéticos para se otimizar o saneamento básico. Ao testar alguns desses métodos, Maiquel conseguiu reduzir os custos da distribuição de água, além de conseguir que essa distribuição seja mais eficiente. “A especialização, realizada ao longo de um ano e meio, foi de grande importância nessa incorporação de conceitos, no desenvolvimento de uma nova percepção, na forma de encararmos os sistemas produtivos sob essa ótica de melhor uso desses recursos energéticos” afirmou Maiquel, que ainda complementa que o trabalho só foi possível graças a uma soma entre a sua experiência na área e os conhecimentos adquiridos no curso.

O trabalho foi orientado pelo professor João Paulo Minussi. Aposentado, o professor dá as suas aulas de maneira voluntária no curso de especialização. Ele acredita que a educação à distância é uma solução para a maior inclusão de pessoas no ensino de alto nível. Para ele, o prêmio vem para marcar o bom trabalho feito dentro do curso: “Foi um coroamento, um retorno ao trabalho desenvolvido. Normalmente o pessoal da pesquisa vive esse retorno, que dá mais apoio, força para continuar o trabalho de pesquisa e docência”.

O trabalho de Maiquel, juntamente com os demais trabalhos premiados, será publicado em um livro produzido pela própria Sanepar, no ano que vem. Por ter ficado no primeiro lugar de sua categoria, Maiquel receberá o prêmio em dinheiro de R$15 mil.

 

Texto por Mateus de Albuquerque, acadêmico de Jornalismo – Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-375-858

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes