Pesquisa de Autoavaliação Institucional da UFSM vai até 31 de outubro

A Pesquisa de Autoavaliação Institucional da UFSM começa nesta segunda-feira (26) e termina em 31 de outubro. O processo tem como objetivo identificar a percepção da comunidade acadêmica em relação a temas como planejamento e avaliação, infraestrutura, políticas acadêmicas, políticas de gestão e desenvolvimento institucional. O instrumento está disponível no Portal do Aluno, no Portal do Professor e no Portal de Recursos Humanos, podendo também ser acessado pela página da UFSM.

Conforme a coordenadora de planejamento e avaliação institucional, Marcia Helena Lorentz, vice-coordenadora da Comissão Própria de Avaliação (CPA), o processo de autoavaliação tem como base a Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, que criou o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), o qual é formado por três componentes principais: as avaliações das instituições, dos cursos de graduação e a do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que avalia o rendimento dos acadêmicos que estão se formando em relação aos conteúdos, habilidades e competências adquiridas em sua formação.

O Sinaes avalia todos os aspectos que giram em torno desses eixos: o ensino, a pesquisa, a extensão, a responsabilidade social, o desempenho dos alunos, a gestão da instituição, o corpo docente, as instalações e vários outros aspectos.

Os dados da pesquisa são analisados pela CPA em conjunto com as Comissões Setoriais de Avaliação (CSA), que divulgam à comunidade os resultados por unidade de ensino/campus e por curso. Além disso, as CSA elaboram um plano de ação com base nos resultados da pesquisa para que seja executado ao longo do próximo ano, buscando promover melhorias nas diversas áreas da universidade.

Para mais informações, acesse o site da Avaliação UFSM.

1170x309 crop 90 images banner banner web

Texto: Gabriela Pagel, acadêmica de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias

Edição: Ricardo Bonfanti

Originalmente publicado no site da UFSM.