Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano
Início do conteúdo

Saiba mais sobre a 2º Semana do Servidor do Centro de Tecnologia

Na última semana do mês de outubro, entre os dias 24 e 27, o Centro de Tecnologia promoveu diversas atividades alusivas à Semana do Servidor Público. O evento contou com a realização de palestra, oficina, ginástica laboral e uma mateada para descontrair. As atividades ocorreram, em sua maioria, no CT e tiveram diversas participações. 

A Semana começou na manhã da segunda-feira (27) com a palestra “Mitos e Verdades da motivação para o trabalho”, ministrada pelo professor graduado em Administração e vice-diretor do Colégio Politécnico, Jaime Stecca, que falou sobre motivação e o significado que é dado para o trabalho. “Eu acredito que a motivação nasce das necessidades das pessoas e do significado que nós damos para o trabalho, por isso é preciso um processo de conhecimento individual, para as pessoas se conhecerem, se buscarem e viajarem dentro de si. E assim identificar sua contribuição para a sociedade naquilo que faz”, disse Stecca.

 

 

Ainda na segunda, o hall do Centro de Tecnologia deu espaço para a realização da ginástica laboral, que foi organizada pela técnica administrativa Rosa Brito em parceria com o projeto Segundo Tempo. “A ginástica tem duas opções: a lombar, que é uma massagem onde as pessoas podem ter um momento de relaxamento de 5 minutos. E a ginástica para alongamento, que é para as pessoas relaxarem, mas sozinhas”, explicou Rosa. Para ela, momentos assim são muito importantes pois os participantes aproveitam a ginástica e produzem mais após o relaxamento. “Os servidores que participam frequentemente da ginástica se tornam mais ativos, participativos e se comunicam melhor com os colegas já que esse momento também serve para a socialização”, afirmou.

Na terça-feira, o auditório do 74C foi palco de uma das atividades da Semana do Servidor Público. Foi lá que ocorreu a oficina “Criatividade aplicada às apresentações de ideias, projetos e aulas” dada pela relações públicas do Núcleo de Divulgação Institucional do Centro de Tecnologia, Ivana Cavalcante. Já na quarta-feira, o momento foi de interação com a mateada no hall do CT.

 

 

O pró-reitor de Planejamento, Frank Leonardo Casado, encerrou a programação da Semana com uma conversa sobre os “Desafios e conquistas no serviço público”. Para ele, o foco da conversa foi fazer o servidor público pensar no seu papel como tal, além de questionar o papel do setor público. “Nós temos uma sociedade que demanda, que tem diversas necessidades e a gente não está olhando pra essas demandas, nosso papel é servir ao público e dentro disso entra a questão do nosso dia a dia, o que nós fazemos que impacta na demanda da sociedade?”, questionou Casado. Além disso, o pró-reitor de Planejamento reforçou a necessidade de um planejamento institucional, de uma estruturação hierárquica, organizacional ou sistêmica, e disse que são todos requisitos para buscar o interesse público.

Para Tatiana Stradiotto, que participou das atividades propostas, a 2ª Semana do Servidor Público foi muito produtiva: “Foram abordados vários temas, desde cunho motivacional a própria especialização do servidor, assim como os rumos da Universidade. E nós tivemos uma boa participação, por isso foi muito produtivo”.

Texto por Leandra Cruber, acadêmica de Jornalismo – Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.