Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Colunista do Jornal A Razão escreve sobre o 1º Desafio i9



O colunista Carlos Costa Beber, que também é empresário e professor aposentado da UFSM, esteve como jurado na final do Desafio i9, promovido pela Liga de Empreendedorismo i9, no último sábado (19). Aproveitou o espaço no Jornal A Razão para escrever sobre a sua experiência como convidado do evento. Confira:

 

Gurizada empreendedora

Fiquei muito feliz em ter participado no último sábado, como jurado no “Desafio9 – O primeiro passo para empreender”, promovido pela Liga de Empreendedorismo i9, uma organização desenvolvida por estudantes, com o objetivo de transformar a UFSM em uma universidade mais inovadora e empreendedora. O objetivo foi estimular o empreendedorismo e a criatividade, por meio da participação de pessoas cujas ideias inovadoras, (depois de dois meses de estudos e pesquisas), deveriam apresentar uma proposta no formato de negócio.

Eu e mais quatro empresários fomos convidados para participar como jurados, tendo de assistir a apresentação de sete projetos, questionando e depois avaliando as propostas apresentadas. Para ajudar na qualidade do processo, os participantes tiveram a orientação de “mentores” (profissionais experientes), que se somaram à gurizada no desenvolvimento dos estudos de viabilidade. Tudo muito bem pensado e integrado.

De nossa parte elegemos as três melhores propostas, que receberam premiações, como o direito a participar de duas pré-incubações em duas incubadoras de Santa Maria e uma mentoria especializada.

Claro que para executivos experientes existe uma boa dose de amadorismo nos projetos de negócios. Mas isso não é o mais importante! O que importa são as novas ideias, viáveis ou não, e a quebra de paradigmas. E é justamente isso que “mata” os empresários: a falta de coragem para quebrar paradigmas. Só que isso não passa pela cabeça dessa gurizada. Eles são inteligentes, criativos, insatisfeitos, com visão de futuro, pesquisadores assumidos e que dominam o inglês (muitos com vivência no exterior).

Essa é a UFSM dos meus sonhos, preocupada em desenvolver o potencial empreendedor dos alunos, em parceria com empresários de visão aberta e participativa. Uma combinação audaciosa, mas que se bem estimulada, nos levará, quem sabe, a ser um novo “Vale do Silício”.

Pena que ainda exista uma grande barreira (o famigerado “muro”) separando a academia do mundo empresarial. Está na hora das nossas universidades, Cacism, Fórum das Entidades Empresariais e Agência de Desenvolvimento, colocarem abaixo “esse muro”, para transformar Santa Maria numa cidade efetivamente inovadora.

 

Fonte: A Razão

 

Ainda ficou não conhece a Liga de Empreendedorismo i9? Confira a entrevista que fizemos com o Bruno Saffi, presidente da i9:

Se quiser ouvir apenas a entrevista, pule para 24:30.


Publicações Recentes