Espaço CrEativo abordou reforma curricular e metodologia das aulas

Na sexta-feira (18) à tarde, o auditório Pércio Reis, sediou mais uma edição do projeto Espaço CrEativo. O evento teve como objetivo apontar melhorias e propor técnicas que potencializem o ensino-aprendizagem em sala de aula. Para tanto, partiu-se do funcionamento do ensino de engenharia no Brasil.

O “Espaço CrEativo – Sala de Aula” contou com a participação de vários convidados. Entre eles o Diretor de Comunicação da Associação Brasileira de Educação de Engenharia (ABENGE) professor Vanderli Fava de Oliveira, o Diretor do Centro de Tecnologia professor Luciano Schuch, a Coordenadora do curso de Engenharia Química professora Damaris Pinheiro, o estudante de Engenharia Química Luís Henrique Feistel e o representante do PET da Engenharia Civil Eduardo Lewiski.

A abertura do evento foi realizada pelo diretor do Centro de Tecnologia professor  Luciano Schuch, às 13h30. Em seguida, o estudante Luís Henrique Feistel fez a apresentação do ramo estudantil da ABENGE, no qual é presidente. E, para encerrar a primeira parte do evento, o Diretor de Comunicação da ABENGE e professor da Universidade Federal de Juiz de Fora, Vanderli Fava de Oliveira, palestrou sobre a reforma do currículo do curso de Engenharia Química e sobre os atuais desafios na graduação. Vanderli resumiu assim: “Eu vim trazer algumas considerações no que diz respeito a reforma no currículo, o que deve ser considerado no projeto pedagógico do curso assim como a elaboração de um projeto de implementação, até mesmo um projeto de melhoria contínua para o curso de Engenharia Química”. Além disso, o professor tratou de questões relacionadas à formação docente e às atividades dos estudantes que devem ser desenvolvidas em termos de legislação. Ele finalizou apontando que o principal desafio é valorizar a graduação, tanto quanto a pesquisa é incentivada.

Depois da palestra, ocorreu uma mesa-redonda onde os convidados puderam se apresentar e interagir com o público presente através das questões propostas pelos participantes do evento.

O coordenador do Espaço CrEativo professor Flávio Mayer enfatiza que o andamento do projeto de ensino é bastante horizontal e que os temas são discutidos em função da necessidade que os alunos observam no curso. “Atualmente vemos que o curso precisa passar por uma renovação, uma melhoria em relação ao ensino. Então, os eventos que fizemos até agora foi nesse sentido, culminando no evento de hoje que, pela primeira vez, tivemos um palestrante externo”, explicou professor Flávio.

Ele também aponta uma dificuldade na mobilização tanto de alunos quanto de professores para participar dessas discussões. Mas pondera: “Apesar disso,  o público tem sido bastante representativo. Esses eventos conseguiram criam um ambiente, uma cultura de mudança, propondo melhorias e mobilizando, e isso foi o maior resultado de todas as atividades”.

15204226 1225342747523411 1065342438 o     IMG 9335     IMG 9338

Para mais informações sobre o projeto de ensino Espaço CrEativo, acompanhe a página no Facebook.

Texto por Leandra Cruber, acadêmica de Jornalismo.

Revisão por Ivana Cavalcante, Relações Públicas.

Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.