Engenharia Química promove aula inaugural alusiva aos 40 anos do curso

Este ano o curso de Engenharia Química comemora 40 anos de existência e a última sexta-feira (10) não poderia passar em branco. Teve aula inaugural, mesa-redonda com estudantes e professores e até jantar de comemoração.

Às 9h, no Auditório Wilson Aita (Anexo C), foi realizada a aula inaugural com o Engenheiro Químico formado em 2010 na UFSM, Leonardo Rios Guidolin. “Eu fico imensamente grato por ter sido convidado. Sou filho de Santa Maria, filho da Universidade e filho da Engenharia, por isso me sinto muito honrado e vou sempre carregar o nome da UFSM”, disse Leonardo.

Durante o evento, o co-fundador do curso, Bugre Toropy de Oliveira, e os ex-professores Augusta Maria Passaglia Schuch e Paulo de Tarso Fontoura da Silva foram homenageados. “Nós criamos o curso em 1977 e as condições eram extremamente difíceis tanto para a criação quanto para o desenvolvimento do curso”, contou o Bugre de Oliveira. Ele também parabenizou a organização do evento e o colega Djalma da Silveira que ajudou a construir o curso.

O auditório também sediou a mesa-redonda “Do 0 aos 40”, que começou às 14h30 e contou com a participação tanto de ex-professores, ex-alunos, quanto de atuais. Foram eles: Djalma Dias da Silveira, Lisiane de Marsillac Terra, Liliane Marquardt, Dice Barcellos, Giovana Jussara Gassen Giehl, João Vinícios Wirbitzki da Silveira, Germano Possani, Christian Silveira e Lucielle Ferreira Nunes. Por sim, às 19h30, o jantar de comemoração aconteceu no CTG Sentinela da Querência.

A coordenadora do curso Damaris Kirsch, disse que o objetivo da comemoração foi promover a integração entre o ex-alunos, ex-professores e os atuais. “É para eles verem um pouco das experiências das pessoas que criaram o curso, das pessoas que tiveram aqui nos anos anteriores. A conversa de hoje foi com um ex-aluno que hoje é extremamente bem sucedido, serviu para os atuais alunos se espelharem”, disse Damaris.

Os calouros também comemoram os 40 anos do curso que escolheram, como Carlos Eduardo Almeida que se impressionou com a aula inaugural. “Eu achei muito interessante porque a gente  recém chegou na Universidade e já tivemos contato com ex-aluno que está trabalhando na Arábia Saudita, com perfuração de plataforma de petróleo”, contou.

A organização do evento foi da Coordenação do Curso de Engenharia Química, da  Escola Piloto de Engenharia Química (EPEQ)  e do Espaço CrEativo.

IMG 0761   IMG 0789
 IMG 0784

IMG 0817

Texto por Leandra Cruber, acadêmica de Jornalismo. – Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.