Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Série Pesquisadores do CT: Fernanda de Castilhos



A professora do Curso de Engenharia Química Fernanda de Castilhos está trabalhando em uma pesquisa sobre a produção de biodiesel. O projeto  foi contemplado pela bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq e  busca alternativas que tornem mais viável a produção do combustível.

Segundo Fernanda, a tecnologia usada para produzir o biodiesel foi copiada dos Estados Unidos e tem muitas restrições quanto a matéria-prima a ser utilizada. No Brasil, usa-se o óleo de soja refinado como matéria prima. Esse óleo para por um processo de refino que encarece o produto. Em consequência disso, muitas usinas acabam falindo.

Outro problema levantado pela professora é a retirada de um item que faz parte da nossa alimentação para produzir combustível.  Por isso, Fernanda pesquisa matérias-primas baratas, como os óleos vegetais não refinados, e a aplicabilidade com uma outra tecnologia que torne viável a produção de biodiesel.

Falamos um pouco sobre o projeto de pesquisa no texto “Tem interesse pela área de pesquisa? Entenda como funcionam as bolsas de produtividade do CNPq“. Para saber mais você pode entrar em contato com a professora pelo e-mail:  fernanda.castilhos@ufsm.br.

 

Texto por Leandra Cruber, acadêmica de Jornalismo. – Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-375-939

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes