Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Série Pesquisadores do CT: Marco Antônio Dalla Costa



Você sabe o que é Visible Light Communication? Criado pelo físico alemão Harald Hass, o VLC é um padrão que permite transmitir informações usando lâmpadas de LED modificadas. Em miúdos, torna possível a comunicação por luz visível.

No CT/UFSM, essa tecnologia é estudada pelo professor do departamento de Engenharia Elétrica e integrante do grupo GEDRE – Inteligência em Iluminação, Marco Antônio Dalla Costa. Para o professor, a transmissão de dados utilizando a luz visível poderá substituir o Wi-Fi, assim, no futuro, teríamos o Li-Fi.

O Visible Light Communication vai ao encontro da Internet of Things (IOT), que significa “internet das coisas”. Essa outra tecnologia aliada ao VLC permitirá, por exemplo, que as telas dos nossos celular se tornem sensores que, ao receberem dados, se conectam automaticamente à internet.

Essa tendência de futuro já é aplicada em alguns veículos e permite que o farol de um carro se comunique com o farol de outro, evitando acidentes a incentivando a aprimoração dos veículos autônomos. Além disso, nos metrôs de Paris, já estão testando a primeira rede de conexão pela luz.

Falamos um pouco sobre o projeto de pesquisa no texto “Tem interesse pela área de pesquisa? Entenda como funcionam as bolsas de produtividade do CNPq“. Para saber mais você pode entrar em contato com o professor pelo e-mail:  marco@ufsm.br.

 

prof marco 

Texto por Leandra Cruber, acadêmica de Jornalismo. – Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-375-938

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes