Conheça a obra sobre alvenaria estrutural tem foco na educação tecnológica

Nesta segunda-feira (10), às 14h, o auditório Pércio Reis sediou o lançamento do livro “Alvenaria Estrutural – construindo o conhecimento”, escrito por Ana Cláudia Akele Jantsch, Gihad Mohamad e Diego Willian Nascimento Machado (imagem, respectivamente). A obra foi produzida pela linha de pesquisa em educação tecnológica do Grupo do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil da UFSM e, por meio de imagens, busca facilitar o entendimento do leitor a cerca do assunto abordado.

17903892 619599391570928 7533978589704069472 nSegundo os autores, o trabalho surgiu da necessidade dos alunos e profissionais de entenderem – e transmitirem – os pormenores da alvenaria estrutural. Por isso, o livro foi concebido como um facilitador no aprendizado da técnica construtiva. Todo o conteúdo foi organizado em capítulos, permitindo aos leitores visualizar de forma global as principais características da técnica construtiva.

O principal desafio ao construir o livro foi entender de que forma os autores poderiam se utilizar de ferramentas visuais que otimizam o entendimento do ensino tecnológico para estudantes de Arquitetura e Engenharia Civil. Primeiro porque, através do contato com alunos, identificou-se a necessidade de renovar a apresentação do conteúdo e segundo porque a bibliografia usual não contempla a alvenaria na sua totalidade – pelo menos não tanto quanto os autores se propuseram na composição do livro.

“Muitas vezes não é só o engenheiro e o arquiteto que vão construir o sistema, tem outras pessoas que estão envolvidas no processo que não tem essa linguagem técnica. Então a ilustração foi uma saída também para colaborar com o ensino, por isso o nome ‘construindo o conhecimento’ em alvenaria estrutural”, explica Diego.

A expectativa é de aproximar os alunos de engenharia e arquitetura do assunto tratado no livro e por que não de “entrar nesse mundo e criar um gosto, um encantamento especial por isso e talvez seguir a carreira nessa área”, aposta Ana Cláudia. Além da nossa comunidade acadêmica, prestigiaram o evento de lançamento também pessoas de outras universidades, como da ULBRA e da Unifra.

Embora seja o segundo livro sobre alvenaria do professor do Departamento de Estruturas e Construção Civil Gihad Mohamad, este é o primeiro com o foco na educação tecnológica. Outros dois já estão encaminhados: um na área de impermeabilização e outro na área de dimensionamento de estruturas em alvenaria.

Texto por Leandra Cruber, acadêmica de Jornalismo. – Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM. Revisão Ivana Cavalcante – Relações Públicas.