CT teve significativa participação na XVII Escola Regional de Computação de Alto Desempenho

Na última semana, entre os dias 5 e 7 de abril, professores e alunos do Centro de Tecnologia (CT/UFSM) estiveram em Ijuí (RS) para participar da XVII Escola Regional de Alto Desempenho do RS (ERAD). O evento reuniu mais de 300 pessoas, entre professores, profissionais e alunos de graduação e pós-graduação, de 16 instituições do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

O CT esteve representado por professores do Departamento de Linguagens e Sistemas de Computação (DLSC) e alunos do Programa de Pós-Graduação em Informática e dos bacharelados em Ciência da Computação e Sistemas de Informação. A nossa instituição se fez presente do pré-evento – através da co-organização – até os efetivos dias de palestras, minicursos e fóruns de apresentações de trabalhos.

Tivemos 14 trabalhos selecionados para apresentação nos fóruns sobre avanços recentes em computação de alto desempenho, incluindo temas como computação em nuvem, big data, processamento paralelo e distribuído, eficiência energética em computação, internet das coisas e novas linguagens e ferramentas de programação.

Professora do DLSC e uma das coordenadoras locais da ERAD 2017, Andrea Charão avaliou como bem expressiva a participação da UFSM no evento – do número de pessoas ao número de trabalhos apresentados – e adiantou: “Ano que vem será em Porto Alegre”.

erad 1 erad 2

Sobre a XVII Escola Regional de Alto Desempenho do RS

É um evento promovido pela Sociedade Brasileira de Computação e co-organizado pela Unijuí, UFSM e UNIPAMPA, com patrocínio do CNPq e das empresas Intel, NVIDIA, TechDEC. Tem os objetivos de qualificar os profissionais do RS e de SC nas áreas que compõem o processamento de alto desempenho, prover um fórum regular onde possam ser apresentados os avanços recentes nessas áreas e discutir formas de ensino de processamento de alto desempenho nas universidades gaúchas e catarinenses.

Com informações da professora Andrea Charão e texto de Ivana Cavalcante – Núcleo de Divulgação Institucional do Centro de Tecnologia/UFSM.