V SADEP apresenta diferentes oportunidades no mercado de trabalho

Entre a última terça (9) e quinta-feira (11) foi realizada a Semana Acadêmica da Engenharia de Produção (SADEP). O evento foi organizado pelo Diretório Acadêmico do curso e contou com atividades práticas, workshops e palestras realizadas por diversos convidados.

IMG 1569O tema da Semana Acadêmica foi “Busque o seu caminho” e segundo a organização do evento, ele teve como objetivo apresentar diferentes oportunidades dentro do mercado e direcionar os estudantes do curso. Para Bruna Rigon, integrante do diretório, as atividades podem ajudar a “abrir a mente dos estudantes para novos empreendimentos e áreas de trabalho.”

Na terça-feira quatro palestras foram apresentadas: o professor Anderson Hoose (UPF) falou sobre experiências na área da engenharia da produção, a engenheira Giane Brocco compartilhou seus conhecimentos sobre biomimética, a professora Vanessa Alves Rotta (UPF) abordou a logística de produção e gestão da cadeia de suprimentos e ao final Marcello Portella expôs suas experiências na área de engenharia.

Na manhã de quarta-feira mais dois convidados marcaram presença. Leonardo Fabrin, da SBS Engenharia apresentou sua palestra sobre gerenciamento de projetos. Ele afirmou que tentou “ilustrar pra quem ainda está no universo acadêmico como é o mundo lá fora no mercado de trabalho.” Além dele, Frederico Tarrago falou sobre suas experiências no Hospital Moinho de Ventos. Segundo ele, o objetivo da sua palestra foi mostrar “de maneira bem crua o que é feito lá, de forma majoritariamente visual e sem maquiagens.”

As atividades de quarta-feira seguiram à tarde com quatro workshops: “Descubra seu caminho”, com a F5 Coaching, “Mindfulness”, apresentado por Greici Macuglia, “Mídias digitais”, por Tuane Nicola e “Sales & operations planning”, por Breno Jacobi. Além disso, a “Mesa de empreendedorismo” contou com a participação de Fabio de Oliveira e Carolina Benetti.

Na quinta-feira mais três atividades foram realizadas: um minicurso sobre logística internacional com a professora Hamlet Simon (UFSM), e as palestras “Oportunidades para engenheiros de produção no varejo”, apresentada pelas Lojas Americanas e “Investimentos e formação de carteiras” por Thiago Martins, da Monte Bravo Investimentos.

Luana Ferreira, aluna do segundo semestre de Engenharia de Produção, falou sobre a experiência de participar da Semana Acadêmica pela primeira vez. “Em sala de aula vemos a parte teórica da profissão e aqui estamos tendo oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a área e ouvir experiências profissionais que vamos encontrar no mercado quando nos formarmos”

Já Mylena Martins, que está no sexto semestre e já participou de edições anteriores do evento, exaltou a diversidade de temas abordados nas atividades. “Vários aspectos da profissão estão sendo abordados, diferente de outros anos, em que às vezes apenas um tema era tratado.”

O Diretor do Centro de Tecnologia, Luciano Schuch, destacou a importância do engajamento e protagonismo dos alunos na melhoria da sua própria formação. “A participação acadêmica dos alunos é fundamental e posteriormente é um diferencial nas suas colocações no mercado de trabalho.” A mensagem do diretor foi reforçada ao fim das atividades pelos alunos do Diretório Acadêmico do curso.

Texto por Lucas Gutierres, acadêmico de Jornalismo. – Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.