O que faz um Engenheiro de Telecomunicações?

Dia 17 de maio é conhecido como o dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação. Esse dia não se trata, porém, de uma simples comemoração: o dia serve para evidenciar o esforço promovido cotidianamente pela União Internacional de Telecomunicações. A UIT é uma agência especializada, vinculada às Nações Unidas, desenvolvida exclusivamente para o setor. Foi criada em 17 de maio de 1865, e era, então, a União Internacional de Telegrafia, e foi estabelecida pelos representantes de alguns países europeus, que criaram um conjunto de normas para regulamentar o uso internacional do telégrafo.

A relação com a nossa Universidade está na recente incorporação do curso de Engenharia de Telecomunicações voltado à formação de profissionais na área de comunicações. Mas você sabe o que faz um Engenheiro de Telecomunicações?

O engenheiro de telecomunicações desenvolve, implanta e dá manutenção a redes de telecomunicações. Além disso, ele também cria, planeja e constrói equipamentos, cuida de cabeamentos aéreos e subterrâneos, satélites artificiais, centrais de transmissão, captação, codificação e retransmissão dos sinais que interligam o planeta. Toda a rede mundial de telefonia, transmissão de dados, como internet, redes de computadores, rádio e televisão depende do trabalho do Engenheiro de Telecomunicações. O profissional tem a possibilidade de atuar não só em empresas concessionárias de serviços de telecomunicações, de telefonia, de fibra óptica, mas também em empresas que fornecem infraestrutura para sistemas de telecomunicações.

Saiba mais sobre o curso!

Texto por Viviane Badke, acadêmica de Relações Públicas. – Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.