Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto de alunos do CT pode ser implementado pela prefeitura de São João do Polêsine



A professora Andressa Silveira, do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, viabilizou que projetos de implementação da coleta seletiva, desenvolvidos por seus alunos, possam ser colocados em prática na cidade de São João Do Polêsine.

Os estudantes do sexto semestre do curso desenvolverão propostas levando em consideração dados financeiros obtidos em contato com a prefeitura do município, como parte das avaliações da disciplina de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.

Em visita à cidade, a turma foi recebida pelo prefeito Matione Sonego, que segundo a Professora Andressa se mostrou animado com a experiência “Ele estava muito empolgado com o projeto, com vontade de efetivamente colocar em prática, e quer que a cidade seja modelo na região.”

Divididos em oito grupos, os alunos desenvolverão projetos que devem considerar a realidade financeira do município. Os três melhores projetos, que serão eleitos por uma banca composta por professores da área, serão apresentados ao prefeito, que poderá definir qual colocar em prática.

A Professora Andressa explica que a metodologia surgiu a partir de uma solicitação dos estudantes por atividades práticas dentro da grade curricular e de municípios que não contam com especialistas na área. “Tínhamos uma vontade dos alunos de trabalhar com situações práticas e a demanda de municípios pequenos que não tem recursos para pagar um pessoal técnico adequado, então decidi juntar esses dois fatos.”

Ela salienta que a experiência é um teste, e que caso apresente resultados satisfatórios, pretende seguir implementando atividades práticas. “Caso dê certo, minha ideia é todo ano encontrarmos um parceiro, como uma prefeitura ou um grande gerador de resíduos, para que seja o mais prático possível e possamos dar uma resposta concreta à sociedade.”

 

Texto por Lucas Gutierres, acadêmico de Jornalismo. – Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-375-980

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes