Membros do Engenheiros Sem Fronteiras realizaram projetos sociais em Moçambique

Você sabia que pode utilizar os conhecimentos adquiridos na universidade para desenvolver projetos de grande importância social? Essa é a proposta da ONG Engenheiros Sem Fronteiras, que existe em 80 países e conta com 30 núcleos no Brasil.

O co-fundador do núcleo Santa Mariense e estudante do nono semestre de Engenharia Civil da UFSM, Gerson Severo (foto), além dos diversos projetos já desenvolvidos em Santa Maria, também já teve a oportunidade de levar seus conhecimentos e vontade de ajudar à Moçambique, onde possibilitou a chegada de água potável à diversas famílias de lá.

gersonNa ocasião, Gerson utilizou os conhecimentos técnicos adquiridos na universidade para ajudar na construção de três poços artesianos no país africano, o que viabilizou água potável para regiões que não tinham acesso anteriormente. Gerson conta que a gratidão demonstrada pelas famílias beneficiadas o emocionou. “Quando inauguramos os poços, eles nos deram tudo que tinham de melhor como retribuição pelo projeto e pela água que agora tinham acesso, o que me emocionou muito.”

Mesmo ainda sendo estudante, Gerson diz que não encontrou entraves burocráticos que não o permitisse desenvolver os projetos. Ele explica que isso se deve ao estado de emergência que vive o país. “Se fossemos parar o projeto para procurar algum engenheiro que assinasse, ou não fazer pela falta de assinatura, seriam seis mil pessoas que continuariam sem água.”

O Engenheiros Sem Fronteiras conta com a ajuda de profissionais e professores de várias áreas e engenharias. Por exemplo, Gerson relata que mesmo de longe essa disponibilidade foi extremamente importante. “Na viagem à Moçambique, tivemos contato direto com o professor Elvis Carissimi, do departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, com quem tivemos a disciplina de ‘Abastecimento e Tratamento de Água’ e ele olhou o projeto final, deu ok.”

Para fazer parte do Engenheiros Sem Fronteiras, é necessário passar por processos seletivos, que são abertos não apenas para alunos de engenharia, mas para profissionais e estudantes de todas as áreas. Também é possível se candidatar ao banco de voluntários, entrando em contato com algum dos membros da organização ou pela página do núcleo Santa Mariense da organização. Para mais informações, acesse o site da organização.

Texto por Lucas Gutierres, acadêmico de Jornalismo. – Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.