Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Conheça o Garra: Grupo especializado no desenvolvimento de robôs



Você se interessa por robótica? Então conheça o Garra (Grupo de Automação de Robótica Aplicada). Eles trabalham com o desenvolvimento de robôs com diferentes funções e características, a partir de demandas internas ou externas. O grupo conta, no momento, com 17 membros, entre alunos, técnicos e o professor do departamento de Processamento de Energia Elétrica, Daniel Fernando Tello Gamarra.

Para quem não está familiarizado com a área de robótica, o membro do grupo e estudante de Engenharia de Controle e Automação na UFSM, Ricardo Schirmer, explicou o que é um robô: “É qualquer máquina que funcione, ao menos por boa parte do tempo, independente do controle humano.”

Ricardo ainda falou sobre o que o motiva a se dedicar a área:

“Os projetos me deixam entusiasmado. Gosto do desafio, tenho vontade de aprender coisas novas mesmo que elas não sejam fáceis. Isso é o que particularmente me motiva.”

Sobre os projetos

O grupo está trabalhando no momento em quatro projetos de robótica, confira a lista:

  • TITAN VIII”: Robô quadrúpede com fins educacionais.
  • SPEAR”: Plataforma automática para armas leves.
  • POTER”: Veículo autônomo sensorial.
  •  Esteira seletora de materiais recicláveis.

titan garra ct ufsmComo se trata de um dos projetos em estágio de desenvolvimento mais avançado, o também membro do grupo e estudante de Ciências da Computação, Guilherme Zarzicki (imagem à direita), explicou os principais objetivos do Titan VIII: “Ele tem como objetivo dar visibilidade à área de robótica e despertar o interesse em crianças e adolescentes, mostrando que não é nada de outro mundo.” Os conteúdos são apresentados em escolas públicas municipais a partir das áreas de mecânica, elétrica e programação. A ideia é usar o robô como objeto de estudo e as demonstrações serem cada vez mais interativas.

Além das áreas já citadas (mecânica, elétrica e programação), o Garra conta também com um setor misto para administrar e gerir o grupo, composto por acadêmicos de Publicidade e Propaganda e de Engenharia de Produção, como Tales Alves. Ele relatou que “é um desafio grande. Eu entrei pra organizar os projetos e consequentemente fazer ter mais produtividade.”

 

Para mais informações acerca do Garra e detalhes sobre o desenvolvimento de seus projetos, confira a página do grupo no Facebook.

 

Texto por Lucas Gutierres, acadêmico de Jornalismo. – Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-375-998

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes