Estudantes de Informática realizam a 7º edição da SAINF

Foi realizada entre os dias 6 e 9 de junho, a Semana Acadêmica de Informática (SAINF), que reúne os cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação. O evento contou com palestras e mesas redondas, além de uma maratona de programação.

Membro da comissão organizadora e do Diretório Acadêmico de Informática (dainf), o estudante do sexto semestre de Sistemas de Informação, Lucas de Oliveira, que já participou da organização do evento em anos anteriores, explicou os principais objetivos das atividades: “Buscamos palestras não tão específicas, e sim temas mais abrangentes, o que traz mais interesse dos alunos e é mais útil para todos.”

Para Lucas, o horário de início das atividades (10h) e a realização de mesas redondas melhoraram a integração dos alunos no evento. “A participação esse ano foi muito boa, na maioria das palestras os alunos fizeram perguntas aos palestrantes e o número de presentes também foi maior.”, relatou ele.

Além das palestras, foi realizada uma maratona de programação, que aconteceu na quarta-feira (7), que foi dividida entre os níveis iniciante e intermediário. Separados em grupos, os alunos responderam exercícios e enviaram para um servidor específico, que os corrigia automaticamente. Dois grupos foram premiados na manhã seguinte.

Estudante do quinto semestre de Ciência da Computação, Felipe Simões participou pela primeira vez da SAINF. Para ele, as atividades foram importantes para seus conhecimentos. “Achei que seria um modelo mais formal de palestras, mas foi bem dinâmico, legal de participar.”

Confira as atividades realizadas e clique nas imagens para mais fotos dos respectivos dias:

06/06:

• Palestra: Daniel Lichtnow – Sistemas de Recomendação utilizando Apache Mahout
  • Palestra: Matheus Serpa – Code Modernization: Exploiting Intel Xeon and Xeon Phi for HPC Applications
  • Palestra: Ana Cláudia Kist – Pensar Estratégia: Bora lá?
1.jpg

07/06:

• Maratona de Programação
2.jpg

08/06:

• Palestra: Mauricio Corrêa – XSS Injection e seus perigos
  • Papo descontraído: UP Idiomas – A importância do Inglês na TI
  • Palestra: Luis Serrano – Machine Learning: Passado, Presente e Futuro
  • Mesa Redonda: A Situação atual do mercado de trabalho na área de TI
3.jpg

09/06:

• Painel de discussão sobre Reforma Curricular
  • Palestra: Arthur Francisco Lorenzon – Desenvolvimento de Software com Baixo Consumo Energético para Sistemas Embarcados
  • Palestra: Eduardo Chuaste – Gestão de Projetos
4.jpg

Texto por Lucas Gutierres, acadêmico de Jornalismo. – Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.