Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT

Motora Jr. e Bombaja promovem curso de modelagem digital

A Motora Júnior, em parceria com a Bombaja, realizaram na última quinta-feira (22) o Curso Básico de Modelagem Digital Módulo 0 (zero). A atividade teve como objetivo oferecer capacitação aos estudantes na área de modelagem e desenho digital, conforme as exigências do mercado de trabalho.

O evento tratou, de maneira didática e objetiva, sobre projetos mecânicos, desenhos industriais e design, utilizando ferramentas de CAD (Computer Aided Design) para modelagem de peças, montagem de sistemas e simulações mecânicas e dinâmicas. Os conteúdos foram de interesse principalmente de alunos de Engenharia Mecânica, que têm no curso a disciplina de Desenho Digital apenas no quinto semestre, tendo que recorrer muitas vezes ao aprendizado por conta própria.

Sobre o curso e seus proponentes

A Motora Júnior é uma empresa de consultoria, vinculada ao Departamento de Engenharia Mecânica da UFSM, que realiza trabalhos e projetos mecânicos, como máquinas e ferramentas. Já a Bombaja é uma equipe de Baja vinculada a Sociedade de Engenheiros da Mobilidade, que desenvolve protótipos de veículos off-road para participação em competições promovidas pela SAE Brasil. Os dois grupos utilizam a ferramenta de modelagem digital como forma de capacitar os futuros profissionais da área, que podem vir a ser novos membros de ambos projetos.

Os módulos seguintes devem ser realizados nos próximos semestres, se baseando no feedback dos alunos para o aperfeiçoamento da metodologia. O módulo 0 (zero) também será repetido para calouros.

Para saber mais sobre as próximas atividades, acompanhe os grupos no Facebook através dos links: Motora Jr. e Bombaja.

Texto por Lucas Gutierres, acadêmico de Jornalismo. – Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.