Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT

Ao integrarem grupo de pesquisa do CT, intercambistas aproximam ecotecnologias mexicanas e brasileiras

Nos últimos meses, de abril a junho, os alunos intercambistas de especialização Gerardo Sámano Romero e Sólen Magaly Romero Beltrán, da Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM) integraram a nossa comunidade acadêmica. Gerardo e Sólen foram contemplados com bolsas pelo Projeto Exceed-Swindon (financiado pelo DAAD) e estiveram engajados nas Pesquisas do Grupo de Pesquisa em Modelagem Hidroambiental e Ecotecnologias – sob orientação dos professores do departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental Rutinéia Tassi, Daniel Allasia e Elvis Carissimi.

intercambistas mexicanos esaO trabalho realizado consistiu basicamente no desenvolvimento de metodologias para captação, armazenamento e aproveitamento da água da chuva. Os alunos tiveram a oportunidade de comparar as metodologias aplicadas no Brasil com as que são desenvolvidas no México, além de conhecer o trabalho de pesquisa de outros alunos de mestrado e doutorado, dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC) e Engenharia Ambiental (PPGEAmb).

Além das atividades de pesquisa, Gerardo e Sólen apresentaram um seminário compartilhando suas experiências no projeto mexicano “Design of a rainwater catchment system in the Mexican Academy of Sciences” e reciprocamente prestigiaram os seminários dos pós-graduandos da UFSM.

Novas oportunidades de interagir com intercambistas no nosso Centro

Este próximo semestre receberemos no curso de Arquitetura e Urbanismo ​os estudantes Erika Lagranã, da Universidad Nacional del Nordeste – UNNE (Argentina), e o estudante Sebastián Martinez, da Universidad de Santiago de Chile (Chile); no curso de Engenharia Mecânica os estudantes Gabriel Dernardin e David Gonzalez, também da Universidad de Santiago de Chile; na Engenharia Aeroespacial, o Diego Vera, da Universidad Mayor de San Andrés (Bolívia); na Engenharia Química, Maricel Santos, também da Universidad Mayor de San Andrés (Bolívia); e na Engenharia Sanitária e Ambiental, Brayan Figueroa, da Universidad el Bosque (Colombia).

A Secretaria de Assuntos Internacionais (SAI) está trabalhando para que os estudantes tenham amigos do próprio curso para ajudar, principalmente na semana de 31 de julho a 4 de agosto. Se você tem interesse, saiba como ser “amigo internacional“.

Quanto a hospedagem, dentro do possível, os estudantes que saem dão lugar em suas residências aos que vêm.

Qualquer esclarecimento ou demanda por mais informações sobre oportunidades de intercâmbio e convênios, entre em contato com a SAI.