Como os Diretórios Acadêmicos do CT avaliam o semestre?

Com o fim de mais uma etapa se aproximando, pedimos aos membros dos Diretórios Acadêmicos do Centro de Tecnologia que fizessem uma avaliação do primeiro semestre de 2017 e relatassem os principais acontecimentos do período. Confira:

DACEP (Diretório Acadêmico da Engenharia de Produção)

Além de organizar a V SADEP, a gestão está organizando a caravana para o II SIGEPRO (Simpósio Gaucho de Engenharia de Produção) e para o XXXVII ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção).

Uma solicitação frequente entre os alunos da Engenharia de Produção é um maior número de visitas técnicas, palestras e workshops. No entanto, devido ao calendário de provas e o grande esforço feito para a realização da semana acadêmica, isso não foi possível.

Os alunos ainda reivindicam o voto no colegiado do curso enquanto diretório. Eles esperam que a situação se resolva no próximo semestre, com a posse da próxima gestão. A previsão de abertura do edital é para agosto e a eleição deve ocorrer entre o fim do mês e o início de setembro.

DACTEC (Diretório Acadêmico do Centro de Tecnologia):

A gestão organizou a XVIII SACT no começo de abril e agora, em parceria com outros DA’s e com um grupo de pesquisa da arquitetura, projeta uma reforma para a área comum.

Os objetivos da gestão para o próximo semestre são estabilizar o diretório internamente e abrir período eleitoral, que deve iniciar em setembro. Para eles, é importante continuar focando na SACT, para que ela continue sendo proveitosa para os estudantes.

DAINF (Diretório Acadêmico da Informática):

A gestão, que tomou posse nesse semestre, organizou a SAINF vol.7. Na avaliação do diretório, essa foi a melhor edição já realizada.

A maioria das demandas recebidas pelo diretório foram sobre a SAINF e as bolsas formação. A gestão ainda pretende discutir algumas das pautas para os próximos meses em sua reunião de fechamento de semestre.

DACAU (Diretório Acadêmico do Curso de Arquitetura e Urbanismo):

A gestão atual tomou posse no dia 1º de junho, com um total de 87 assinaturas, em assembleia.⁠⁠ Durante o semestre, o diretório organizou mais uma edição do “Vamos Conversar?”, um espaço de diálogo com presença de todas as turmas para discussão de pautas trazidas por alunos. A maior parte das reivindicações recebidas pelo diretório foram em relação a professores que não respeitam o horário de aula ou exigem materiais que nem todos podem pagar. A gestão pretende realizar oficinas e debates mensalmente, para discussão de temas de interesse dos alunos.

Além disso, o diretório pretende aprofundar o debate em relação à sobrecarga de atividades e falta de compreensão por parte de alguns professores sobre as situações financeiras e psicológicas dos alunos. A gestão busca tornar o período acadêmico menos exaustivo e mais humano para os estudantes.

DAAUTO (Diretório Acadêmico da Engenharia de Controle e Automação):

O DAAUTO foi fundado no ano passado e a atual gestão eleita no começo deste ano. O diretório procurou manter contato constante entre os integrantes, bem como mediar conversas entre professores e alunos, tentando atuar como “voz” dos estudantes.

A gestão organizou dois eventos neste semestre: uma palestra com o psicólogo Matheus Giacomini Palma, do Espaço Guernica sobre a relação entre ansiedade, tempo e contemporaneidade e um campeonato de futsal envolvendo as Engenharias de Controle e Automação, de Produção, Aeroespacial e de Telecomunicações.

Para o próximo semestre, o diretório planeja eventos de integração com os calouros e palestras em diversas áreas (coaching, relações pessoais e empreendedorismo). A gestão ainda deseja aumentar a participação dos estudantes do curso nas atividades propostas.

DAAC (Diretório Acadêmico da Engenharia Acústica)

A atual gestão organizou a ida dos estudantes para o II SeGAV (Seminário Gaúcho de Acústica e Vibrações) em Porto Alegre, um Minicurso sobre acústica veicular com o Engenheiro Yuri Ribeiro da General Motors e uma viagem para AES (congresso de áudio) em São Paulo, bem como alguns eventos como a CREA Party (em comemoração à criação da profissão de “engenheiro acústico” no Brasil), a AssombraSOM (festa de halloween), a SOM João (festa de São João) e atividades de recepção aos novos alunos do curso. Além disso, o diretório está auxiliando na revitalização do laboratório de Engenharia Acústica, junto com o colegiado do curso.

A nova gestão, eleita em junho desse ano, pretende realizar um evento em celebração ao primeiro ano da profissão, atividades de recepção aos calouros e continuar o processo de revitalização do laboratório. Além disso, tem a intenção de criar o PET da Engenharia Acústica e auxiliar o colegiado do curso no processo de mudança da grade curricular.

DAESA (Diretório Acadêmico da Engenharia Sanitária e Ambiental):

A gestão, renovada recentemente, buscou abranger a participação de todos os semestres do curso para melhor representar a todos. O diretório participou das reuniões do Conselho de Entidades de Base e faz parte do Conselho Fiscal de Prestação de Contas do DCE.

A maioria das demandas vindas dos estudantes foram em relação a realização da II semana acadêmica do curso, a viabilização de viagens técnicas, o acolhimento dos calouros e a promoção e valorização do curso perante a comunidade acadêmica.

Entramos em contato com todos os diretórios do CT, no entanto, até o fechamento dessa matéria, apenas os que estão acima nos responderam. Caso deseje enviar contribuições, envie-as para o e-mail: ndict@ufsm.br.

Texto por Lucas Gutierres, acadêmico de Jornalismo. – Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.