Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

#OrgulhoCT: projeto “CtdBem” é premiado na XXVII Jornada Gaúcha de Radiologia



Desenvolvido pelo grupo Ca+Sa, que é liderado pelo professor do Departamento de Computação Aplicada da UFSM, Marcos D’ornellas, o projeto “CtdBem” foi premiado em evento promovido pela Associação Gaúcha de Radiologia, que ocorreu no Barra Shopping Sul, em Porto Alegre, nos dias 23 e 24 de junho.

O software desenvolvido pelo grupo permite que pacientes submetidos a exames de tomografia computadorizada sejam expostos a níveis menores de radiação, sem perdas na qualidade da imagem, ao tratá-las após seu processamento, deixando-as visíveis para os médicos fazerem o diagnóstico.

Graduado em Engenharia Elétrica na UFSM, o professor Marcos é um dos orientadores do projeto. Ele relatou que seu interesse pela área vem desde cedo: “Meu pai e minha mãe formaram-se em medicina na UFSM em 1963 e 1970 respectivamente. Realizei meu mestrado em processamento de imagens no ITA em 1990 e o doutorado na Universidade de Amsterdam (Holanda), onde desenvolvi parte dos meus estudos na Philips Medical Systems. Em 2007 criei, junto de alguns alunos, a Animati e em 2014 criamos o Grupo de Computação Aplicada em Saúde (CA+SA).”

O Ca+Sa promove o desenvolvimento de produtos e processos em computação aplicada em saúde através da pesquisa científica e do desenvolvimento tecnológico. O grupo desenvolve projetos inovadores envolvendo processamento de imagens, impressão 3D, interfaces naturais, termografia clínica e radiologia odontológica.

O professor Marcos ainda falou sobre os desafios de desenvolver projetos que podem beneficiar diretamente a vida de diversas pessoas, em uma área geralmente vista como distante da engenharia:

“Nossa proposta, enquanto grupo de pesquisas, é levar ao público o resultado dos nossos trabalhos sob a forma de projetos de extensão. A vida, nos dias de hoje, depende muito das tecnologias de informação e comunicação. Certamente, o envolvimento com a saúde não tira o olhar clínico do especialista mas o coloca em situações onde o pensar lógico não é completamente apropriado.”

Para mais informações sobre o projeto “CtdBem” ou o Ca+Sa, acesse o site do grupo.

 

Texto por Lucas Gutierres, acadêmico de Jornalismo. – Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-375-1026

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes