Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Estudantes do 4° semestre de Engenharia Civil da UFSM visitam as obras da Travessia Urbana



Conhecer como é a rotina diária de execução da duplicação da BR158/287-RS, projeto conhecido como Travessia Urbana de Santa Maria-RS, foi o objetivo da visita guiada realizada pelos alunos do 4° semestre do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no último mês de junho.

Sob a coordenação de representantes dos consórcios Continental/Sogel, Travessia, Supervisora de Obras e Gestão Ambiental, os estudantes tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos práticos observando frentes de obras como: o viaduto do Cerrito, acesso ao bairro Floresta, viaduto da Duque de Caxias, e passagem inferior do bairro Patronato. Nos locais estão sendo realizados serviços de construção de aterro armado, terraplenagem, supressão da vegetação, barreiras de segurança, muro gabião, pavimentação e instalação de drenagem.  

Conforme orientação da Unidade Local do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), as visitas monitoradas têm a finalidade de estreitar os vínculos com a comunidade local, aproximando a população e as instituições do cotidiano do empreendimento. A Travessia Urbana de Santa Maria é considerada a maior obra de infraestrutura viária da região Centro do Rio Grande do Sul. Nela são apresentadas soluções para a melhoria da qualidade do fluxo do trânsito no trecho. A obra foi projetada com objetivo de viabilizar mais segurança para quem utiliza as rodovias, seja pedestre ou condutor. As BR-158 e BR-287 cortam o município de leste a oeste, fazendo ainda a ligação com a BR-392, que é rota de escoamento da safra para o Porto do Rio Grande.  

visita técnica

 

Originalmente do site da Gestão Ambiental da BR-158/287-RS Travessia Urbana de Santa Maria.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-375-1031

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes