GERHI/UFSM participa na organização do II Seminário Agências de Bacias: Possibilidades para o Rio Grande do Sul

Ocorreu, entre os dias 21 e 23 de agosto, no Campus Uruguaiana da Universidade Federal do Pampa, o II Seminário “Agências de Bacias: possibilidades para o Rio Grande do Sul”, realizado com o apoio da Universidade Federal de Santa Maria e do Centro Universitário Franciscano. Fizeram parte da comissão organizadora as representantes da UFSM Elisandra Maziero, Jussara Cabral Cruz, Graciela Disconzi, e Camila Tamiosso.

O local do evento foi escolhido de forma a integrar a Bacia Hidrográfica do Rio Ibicuí, onde está sendo implementada uma experiência piloto de operacionalização de agências de bacias. Os primeiros resultados desta experiência foram apresentados durante a programação do evento. O seminário constituiu uma oportunidade de avaliar o caminho percorrido e discutir as perspectivas para o futuro referente a Gestão de Recursos Hídricos, juntamente com representantes de governo, atores da água, membros de comitês de bacias, responsáveis municipais e comunidade científica.

Durante a mesa de abertura do seminário, que ocorreu no dia 21, além das boas vindas aos participantes, foram ressaltadas as expectativas existentes pra o evento. Espera-se que o seminário traga novas proposições no sentido de avançar na questão da Gestão dos Recursos Hídricos. Estavam presentes o Reitor da UnipampaSr. Marco Antônio Fontoura Hansen, e representantes da Secretaria de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, da Secretaria de Meio-Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Rio Grande do Sul (SEMA – RS), do Conselho de Recursos Hídricos do Rio Grande do Sul (CRH-RS), do Fórum Gaúcho de Comitês de Bacias Hidrográficas e do Comité Intergubernamental Coordinador de los Países de la Cuenca del Plata (CIC).

O Seminário do ano passado foi realizado aqui no auditório Wilson Aita, no Centro de Tecnologia da UFSM, confira o relato do evento. Pra mais informações sobre Agencias de Bacias, acesse o site oficial da Associação Brasileira de Recursos Hídricos.

Texto por Isadora Severo, acadêmica de Relações Públicas – Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.