PET EE promove 7ª Jornada de Minicursos

O Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Engenharia Elétrica da UFSM, promove entre os dias 16 de outubro e 8 de novembro a 7ª Jornada de Minicursos. Todos os minicursos acontecerão das 19h às 21h30min e serão ministrados por discentes da graduação que se disponibilizaram a compartilhar conhecimento. Os cursos serão distribuídos ao longo de 3 semanas, da seguinte forma:

Primeira semana (Dias 16, 17 e 18 de outubro):

• Acionamentos Elétricos: O curso propõe tratar de acionamentos elétricos industriais, buscando fornecer as noções básicas para o projeto de circuitos elétricos para acionamento de máquinas. Ministrado pelos discentes Diogo Nardi Zancan, Lucas Rossato Rocha e Moisés Ravanello Bertoldo, terá duração total de 9 horas, sendo 6 horas de atividades teóricas e 3 horas de atividades práticas realizadas no laboratório de Acionamentos Elétricos do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM). Não há pré-requisitos pra participar do curso, mas os ouvintes com cabelos longos devem estar com eles presos.

• LaTex Básico: Neste curso será realizada uma introdução ao LATEX, abordando como construir e formatar seus documentos científicos de forma simples e organizada. no minicurso, serão tratados conhecimentos sobre a sintaxe utilizada, padrões ABNT e IEEE, construção de relatórios e artigos, como utilizar LaTeX para criação de banner, apresentação de slides utilizando Beamer, conhecimentos básicos sobre TIKZ. Os ministrantes são os discentes Guilherme de Freitas Beffart e     Gabriela Minelo Ramos. É preferível que os interessados tenham cursado Algoritmos e Programação.

Segunda Semana (Dias 23, 24 e 25 de outubro):

• Introdução a programação com MATLAB: Serão abordados conhecimentos básicos sobre como trabalhar com Matlab, sua sintaxe, manipulação de arquivos, gráficos e Simulink. O curso será ministrado pelos discentes Guilherme de Freitas Beffarte e Marcelo Back Araujo. É preferível que os interessados tenham cursado Algoritmos e Programação.

• Um método de vida com mais propósito: Neste minicurso serão abordados assuntos conectados com os temas “Relacionamento, a chave de grandes oportunidades”, “autocontrole nas diferentes áreas da vida”, “o que é inteligência emocional e como ela pode ser seu diferencial” e “pressupostos praticados que o tornam único no mercado de trabalho.” O aluno Junior Machado Bortolato será o ministrante.

Terceira Semana (Dias 07 e 08 de novembro):

• Instalações Elétricas Residenciais: O objetivo deste minicurso é fornecer informações relativas à instalações elétricas residenciais, abordando conceitos sobre os elementos que compõem tais instalações, bem como simbologia e noções básicas de projetos, aliados a realização de aula prática em laboratório. Os tópicos abordados serão: Introdução a Instalações Elétricas Residenciais; Elementos e Componentes de Instalações Elétricas Residenciais e Simbologia e noções básicas de projetos (diagrama unifilar). A aula prática abordará emendas, instalação de lâmpadas, tomadas, interruptores e sensores. Solicita-se que os participantes estejam usando roupas longas e calçado fechado nas aulas práticas, e que os ouvintes com cabelos longos, os mantenham presos. Os ministrantes serão os discentes Letícia Cristina Fenalte,  Joelmir Augusto Konzen e Vander Elton Maziero.

• Simulador Lógico – Logism: Serão abordadas funcionalidades da ferramenta de simulação lógica, Logisim, para uso em na aplicação de circuitos digitais, como construção de memórias e processadores. A intenção é que os inscritos aprendam técnicas que auxiliem no uso da ferramenta de disciplinas relacionadas. Os ministrantes serão os discentes Nelson Roberto Weirich Junior e Eduardo Capellari Culau.

• HP 50G: Visa ensinar como usar a calculadora programável HP 50g para resolver os problemas mais comuns e trabalhosos nas matérias de engenharia, como funções básicas, operações com matrizes e vetores, sistemas, números complexos, limites, integrais e derivadas. As ministrantes serão as discentes Gabriele Mozzaquatro Zimmer, Jéssica Vanessa Moraes e Michele Rodrigues da Silva.

As inscrições estão disponíveis para o público em geral. podem ser feitas antecipadamente a partir deste formulário e os alunos interessados devem comparecer na sala do PET Engenharia Elétrica (CTLab, sala 425, prédio 10) pra confirmar a inscrição através do investimento, conforme a quantidade de minicursos escolhidos.

Apenas 1 minicurso = 1 kg de alimento (Arroz, Feijão, Massa ou farinha) + R$ 10,00

2 minicursos = 1 kg de alimento (Arroz, Feijão, Massa ou farinha) + R$ 15,00

3 minicursos = 1 kg de alimento (Arroz, Feijão, Massa ou farinha) + R$ 20,00

Texto por Isadora Severo, acadêmica de Relações Públicas. – Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.