Projeto “Estuda CT” realiza primeiro evento

Na última terça-feira (5), os integrantes do projeto ‘Estuda CT’ realizaram a primeira reunião geral da iniciativa. O evento contou com a presença do coordenador do curso de Engenharia Civil, Gihad Mohamed, dos estudantes Millor Silveira (Engenharia Química), Geiseane Burmann (Engenharia Civil) e Andressa Schley (Engenharia Sanitária e Ambiental), da Relações Públicas Ivana Cavalcante, do diretor do CT Luciano Schuch e mais de 70 inscritos, entre discentes de graduação, pós-graduação, egressos, alunos de outros centros e técnicos. O evento ocorreu no Anexo C do prédio 7.

O encontro serviu para apresentar um histórico do projeto, a metodologia que se pretende implementar e os temas a serem abordados, além de integrar os primeiros participantes. O ‘Estuda CT’ pretende construir e fortalecer um Núcleo de Engenharia Popular e Solidária no Centro de Tecnologia, propiciando espaços de estudo, ação e reflexão sobre a engenharia consolidada nas instituições de ensino e suas implicações sociais, ambientais, econômicas e políticas. Os organizadores planejam realizar palestras, debates e visitas técnicas nas próximas semanas.

O curso de Formação em Engenharia Popular, oferecido pelo ‘Estuda CT’, é focado em soluções eficazes, de interesse da sociedade e de comunidades locais, promovendo discussões sobre a complexidade da infraestrutura pública, social e da maneira que a engenharia acadêmica é construída e empregada socialmente. A carga horária é de 60h e inscrições ainda estão sendo aceitas.

O próximo encontro do “Estuda CT” será na terça (19), às 14h, no auditório Pércio Reis, com atividade integrada ao projeto institucional de formação continuada dos docentes do Centro de Tecnologia (Conversa de Professor). A convidada, Fernanda Santos Araújo (Doutora em Engenharia de Produção pelo Programa de Engenharia de Produção da UFF), apresentará sua palestra “Engenharia Popular: Como e por quê?”. Mesmo quem não se inscreveu no curso pode participar dos eventos. Para mais informações, acesse o site do projeto ou a página no Facebook.

Texto por Lucas Gutierres, acadêmico de Jornalismo. – Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.